Você sabia que existem vários objetos que podem interferir e prejudicar o seu sinal do Wi-Fi? Eles são conhecidos como os inimigos do Wi-Fi.
Isso acontece porque o Wi-Fi transmite sinais de rádio que operam em frequências semelhantes a essas barreiras, quando eletrônicas, mas essa interferência também acontece com obstáculos físicos.
Para ter o melhor sinal possível de Wi-Fi, confira abaixo quais os principais inimigos do Wi-Fi e como lidar com cada um deles.
Vamos nessa?
5 inimigos da rede Wi-Fi
Saiba o que pode prejudicar o sinal do seu roteador
1 – Microondas e aparelhos eletroeletrônicos
O inimigo número 1 do Wi-Fi já é velho conhecido dos usuários de internet.
O microondas interfere no sinal Wi-Fi já que ambos usam a mesma frequência de 2,4 GHz. Isso acontece principalmente se o eletrodoméstico estiver perto do roteador ou do aparelho que está tentando se conectar. No geral, essa interferência causa quedas temporárias na conexão.
Vale destacar que outros eletroeletrônicos também geram a mesma interferência, sendo eles: telefones sem fio, câmeras de segurança, babás eletrônicas, TVs e forno de indução.
E quando falamos em eletroeletrônicos e eletrodomésticos, essa interferência diminui ou cessa quando o aparelho estiver desligado.
2 – Dispositivos bluetooth
Alto-falantes sem fio, fones de ouvido e teclados, assim como os eletrodomésticos, operam em frequências semelhantes às do Wi-Fi e podem causar interferência se também estiverem próximos ao roteador.
3 – Paredes espessas
A parede é o terceiro item da lista de inimigos do Wi-Fi. Ela representa um obstáculo físico para o sinal, sendo que alguns materiais geram ainda mais interferência que outros.
Paredes de concreto, tijolo ou metal, por exemplo, tendem a realmente bloquear o sinal.
Então, no geral, quanto mais espessa for a estrutura, menor será a potência do sinal a ser atravessado por ela.
O mesmo vale para móveis densos, pisos e tetos de concreto ou metal. No caso dos pisos e tetos, o bloqueio do sinal ocorre em residência de dois ou mais andares.
4 – Espelhos
Quando as ondas de rádio do sinal Wi-Fi atingem um espelho, elas são refletidas de volta na direção oposta. Aí já viu, não há sinal que chegue com qualidade.
O quarto inimigo do Wi-Fi pode reduzir a qualidade de conexão, deixar a internet mais lenta e diminuir a área de cobertura.
Na prática, o usuário pode ficar sem sinal ou ter desconexões intermitentes.
5 – Aquário
Aqui, além do aquário, podemos incluir na lista de inimigos do Wi-Fi: tanques, reservatórios de água, máquina de lavar louça e geladeira. A questão é uma só: a água.
Se o roteador estiver perto de um desses objetos, as ondas do sinal Wi-Fi podem sofrer interferências e até serem reduzidas. Além do que, quanto maior a concentração de líquido, maior a interferência.
No caso da geladeira, a água que atrapalha a conexão é a da tubulação que realiza as funções básicas do eletrodoméstico.
Inimigo oculto!
Além dos 5 inimigos do Wi-Fi que listamos acima, existe um outro que nem sempre está à vista.
Objetos de metal, como janelas, portas e outros detalhes da casa, quando espessos, tendem a bloquear ou diminuir o sinal do Wi-Fi. Afinal, será uma barreira extra para a onda do sinal do Wi-Fi percorrer.
Por isso, fique atento caso o seu roteador esteja próximo a essas estruturas.
E diante de tantos inimigos, você deve estar se perguntando “Dá para melhorar o sinal do Wi-Fi?”.
A resposta é sim e a gente te explica a seguir!
Como melhorar o sinal do Wi-Fi?
Quando o sinal está ruim por interferência de eletrodomésticos, objetos ou estrutura da casa, existem várias formas de minimizar ou resolver o problema.
A seguir, confira as principais dicas:
Reposicione o roteador Wi-Fi: Experimente mover o roteador Wi-Fi para uma posição diferente, longe do eletrodoméstico que está causando interferência. Isso ajuda a reduzir a interferência e melhorar a qualidade do sinal.
Afaste o dispositivo de certos eletrodomésticos: Se possível, mantenha notebooks, smartphones e tablets, quando em uso, longe dos eletrodomésticos que geram interferência.
Lembre-se que, quanto maior a distância entre o equipamento conectado ao Wi-Fi e o eletrodoméstico, menor será a instabilidade do sinal.
Mude a frequência: Se o seu roteador tem múltiplas frequências, experimente usar uma frequência diferente. Mude de 2,4 GHz, por exemplo, para 5 GHz ou o contrário.
Como dica, a frequência de 5 GHz geralmente é menos suscetível a interferências de eletrodomésticos comuns.
Use cabos Ethernet: Se mesmo após seguir todas as dicas acima, o sinal estiver ruim, temos a última indicação.
Conecte o dispositivo que estiver usando, como notebook, videogame ou TV inteligente direto no roteador, via cabos Ethernet. Esta conexão física garante um sinal mais estável e confiável, minimizando a interferência de eletrodomésticos.
Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!
Para enviar pelo WhatsApp, é só clicar no ícone abaixo!