Manter a produtividade no trabalho home office pode ser um desafio para muitos profissionais, mas essa é a realidade em muitas empresas.
Só para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, as vagas para home office cresceram, aproximadamente, 496% em 2022.
Isso mostra como as organizações estão aderindo a essa modalidade, que também é benéfica para os trabalhadores.
Afinal, com ela, não é mais necessário perder horas no trânsito para se deslocar até o escritório, por exemplo.
Mas, muitas pessoas têm dificuldade em se manterem produtivas no trabalho remoto. É esse o seu caso?
Então, continue com a leitura e confira as nossas dicas!
Como o home office afeta a produtividade?
O trabalhador pode ser afetado pelo trabalho remoto de diferentes maneiras, tanto positivas como negativas.
Do ponto de vista positivo, podemos citar:
- maior comodidade,
- flexibilidade e
- otimização do tempo.
O funcionário que trabalha remotamente pode se organizar para ter mais tempo livre destinado a atividades de lazer, por exemplo.
Por outro lado, quando estamos em casa, muitas coisas podem afetar o desempenho, dentre elas a dificuldade em separar a rotina doméstica da profissional.
De modo geral, os impactos na produtividade no trabalho home office podem ocorrer de maneiras distintas para cada pessoa.
Nesse sentido, é importante avaliar e encontrar um equilíbrio entre as vantagens e desvantagens do trabalho remoto para maximizar a produtividade.
Por que o home office pode aumentar a produtividade?
Como dissemos, o home office também pode aumentar a produtividade, mas você sabe por que isso acontece?
Segundo pesquisa realizada pela startup Deel, em conjunto com a empresa Momentive, a produtividade foi ampliada para 56% entre os brasileiros, justamente porque essa modalidade permite mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Então, confira nossas dicas para aproveitar só o melhor do home office.
9 dicas para manter a produtividade no trabalho home office
Agora que você já sabe mais sobre como o home office afeta a produtividade, veja algumas dicas práticas para aplicar em sua rotina:
1 – Tenha os equipamentos para home office adequados
Para garantir mais produtividade no trabalho home office, é importante que você tenha os equipamentos adequados para trabalhar, dentre eles:
- um bom computador,
- periféricos e
- softwares.
Por lei, as empresas que contratam funcionários nessa modalidade devem oferecer os equipamentos ou contribuir com um auxílio em dinheiro para a compra e manutenção desses itens.
2 – Escolha um espaço fixo para trabalhar
Ter um espaço de trabalho organizado e confortável ajuda a aumentar a concentração e a produtividade, pois assim é possível focar em suas tarefas sem distrações.
Por isso, é interessante ter um cômodo da casa destinado para ser o seu escritório. Nele, você poderá ter uma rotina de trabalho mais organizada.
3 – Monte uma mesa
Ao escolher uma mesa, certifique-se para que ela seja confortável, de tamanho adequado e ajustável para garantir o conforto durante o trabalho.
Além disso, mantenha suas coisas organizadas e acessíveis, colocando itens importantes como canetas, papéis e blocos de anotações perto de você.
4 – Cuidado com a ergonomia
Ao trabalhar em casa pela internet, dar atenção à ergonomia é importante para prevenir problemas de saúde relacionados ao trabalho, como dores de cabeça, nas costas, no pescoço, nos ombros, etc.
Entre outros pontos, é importante que você mantenha a postura correta sentado na cadeira, com as costas retas, os ombros relaxados e os pés firmes no chão.
5 – Foco na segurança
Pensar na segurança é importante para quem quer ou precisa trabalhar pela internet, não é mesmo?
Certifique-se, por exemplo, de usar senhas fortes e atualizá-las regularmente para proteger suas informações pessoais e de trabalho.
6 – Assine um plano de internet adequado
Ao escolher um plano de internet para home office, você deve prestar atenção em alguns critérios.
É importante comparar diferentes provedores e pacotes de internet, antes de escolher um para o seu home office.
Verifique se o provedor oferece garantias de qualidade e confiabilidade, além de suporte técnico ao longo do tempo.
A Desktop, por exemplo, tem ótimos planos para trabalhadores remotos. Vale a pena conferir!
7 – Crie uma rotina
Cada pessoa tem sua própria rotina, por isso, é importante encontrar o que funciona melhor para você para garantir maior produtividade no trabalho home office.
Em geral, a nossa recomendação é estabelecer horários claros para começar e terminar, bem como momentos para pausas e almoço.
8 – Utilize aplicativos de comunicação e fluxo
Há vários aplicativos de comunicação e fluxo que você pode utilizar no home office. O Microsoft Teams, por exemplo, é uma plataforma que combina comunicação, colaboração e ferramentas de produtividade.
Além dessa, o Google também oferece o suporte para trabalhadores remotos a partir de ferramentas como o Google Docs, Google Meets, Google Sheets, Google Chat, etc.
Você também pode utilizar o Google Drive, uma plataforma de armazenamento e compartilhamento de arquivos que permite acessar e editar documentos de qualquer lugar.
A escolha final depende das suas preferências e do que for determinado pela empresa para a qual você está sendo contratado.
9 – Cuide da sua saúde mental e física
Trabalhar em casa pode levar a um sentimento de isolamento social. Isso pode afetar negativamente a saúde mental e diminuir sua produtividade no trabalho home office.
Por isso, mantenha-se conectado com colegas de trabalho e amigos por meio de videoconferências ou ligações regulares.
Além disso, busque ter uma vida social ativa, saindo com amigos e conversando com outras pessoas.
Também é importante incluir atividades físicas em sua rotina, para manter o corpo e a mente ativos, evitando o sedentarismo.
Hora do checklist: como manter a produtividade em home office?
Para garantir que você irá manter a produtividade no trabalho home office, é só focar nesse checklist e consultá-lo quando estiver em dúvida.
- Tenha os equipamentos adequados para o trabalho.
- Escolha um espaço fixo para trabalhar.
- Monte e organize sua mesa.
- Atenção à ergonomia: lembre-se de sentar de forma correta.
- Cuidado com a segurança dos seus dados.
- Assine um plano de internet de qualidade.
- Estabeleça uma rotina.
- Utilize aplicativos de comunicação e fluxo.
- Mantenha os cuidados com a saúde mental e física.
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