9 dicas para manter a produtividade no trabalho home office

Saiba como ter mais comodidade e otimizar seu tempo

05/09/2023 11 min.

Uma mulher trabalhando em casa. Ela está sentada em uma mesa de escritório. A sua frente um notebook, uma tela de computador e uma agenda.

Manter a produtividade no trabalho home office pode ser um desafio para muitos profissionais, mas essa é a realidade em muitas empresas.

Só para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, as vagas para home office cresceram, aproximadamente, 496% em 2022.

Isso mostra como as organizações estão aderindo a essa modalidade, que também é benéfica para os trabalhadores.

Afinal, com ela, não é mais necessário perder horas no trânsito para se deslocar até o escritório, por exemplo.

Mas, muitas pessoas têm dificuldade em se manterem produtivas no trabalho remoto. É esse o seu caso?

Então, continue com a leitura e confira as nossas dicas!

Como o home office afeta a produtividade?

O trabalhador pode ser afetado pelo trabalho remoto de diferentes maneiras, tanto positivas como negativas.

Do ponto de vista positivo, podemos citar:

  • maior comodidade,
  • flexibilidade e
  • otimização do tempo.

O funcionário que trabalha remotamente pode se organizar para ter mais tempo livre destinado a atividades de lazer, por exemplo.

Por outro lado, quando estamos em casa, muitas coisas podem afetar o desempenho, dentre elas a dificuldade em separar a rotina doméstica da profissional.

De modo geral, os impactos na produtividade no trabalho home office podem ocorrer de maneiras distintas para cada pessoa.

Nesse sentido, é importante avaliar e encontrar um equilíbrio entre as vantagens e desvantagens do trabalho remoto para maximizar a produtividade.

Por que o home office pode aumentar a produtividade?

Como dissemos, o home office também pode aumentar a produtividade, mas você sabe por que isso acontece?

Segundo pesquisa realizada pela startup Deel, em conjunto com a empresa Momentive, a produtividade foi ampliada para 56% entre os brasileiros, justamente porque essa modalidade permite mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Então, confira nossas dicas para aproveitar só o melhor do home office.

9 dicas para manter a produtividade no trabalho home office

Um homem usando o notebook. Sobre a mesa, uma agenda, um vaso de planta, um relógio do tipo despertador e uma pilha de livros.
Nem sempre é fácil manter a produtividade no trabalho home office, mas com nossas dicas temos certeza que você irá conseguir!

Agora que você já sabe mais sobre como o home office afeta a produtividade, veja algumas dicas práticas para aplicar em sua rotina:

1 – Tenha os equipamentos para home office adequados

Para garantir mais produtividade no trabalho home office, é importante que você tenha os equipamentos adequados para trabalhar, dentre eles:

  • um bom computador,
  • periféricos e
  • softwares.

Por lei, as empresas que contratam funcionários nessa modalidade devem oferecer os equipamentos ou contribuir com um auxílio em dinheiro para a compra e manutenção desses itens.

2 – Escolha um espaço fixo para trabalhar

Ter um espaço de trabalho organizado e confortável ajuda a aumentar a concentração e a produtividade, pois assim é possível focar em suas tarefas sem distrações.

Por isso, é interessante ter um cômodo da casa destinado para ser o seu escritório. Nele, você poderá ter uma rotina de trabalho mais organizada.

Uma mulher trabalhando na sala de casa. Ela está sentada em uma mesa de escritório de madeira, usando um notebook. Ao seu lado, cadernos, papeis e canetas.
Arrume um lugar tranquilo para trabalhar. Isso irá ajudar a aumentar sua produtividade no trabalho home office

3 – Monte uma mesa

Ao escolher uma mesa, certifique-se para que ela seja confortável, de tamanho adequado e ajustável para garantir o conforto durante o trabalho.

Além disso, mantenha suas coisas organizadas e acessíveis, colocando itens importantes como canetas, papéis e blocos de anotações perto de você.

4 – Cuidado com a ergonomia

Ao trabalhar em casa pela internet, dar atenção à ergonomia é importante para prevenir problemas de saúde relacionados ao trabalho, como dores de cabeça, nas costas, no pescoço, nos ombros, etc.

Entre outros pontos, é importante que você mantenha a postura correta sentado na cadeira, com as costas retas, os ombros relaxados e os pés firmes no chão.

5 – Foco na segurança

Pensar na segurança é importante para quem quer ou precisa trabalhar pela internet, não é mesmo?

Certifique-se, por exemplo, de usar senhas fortes e atualizá-las regularmente para proteger suas informações pessoais e de trabalho.

6 – Assine um plano de internet adequado

Ao escolher um plano de internet para home office, você deve prestar atenção em alguns critérios.

É importante comparar diferentes provedores e pacotes de internet, antes de escolher um para o seu home office.

Verifique se o provedor oferece garantias de qualidade e confiabilidade, além de suporte técnico ao longo do tempo.

A Desktop, por exemplo, tem ótimos planos para trabalhadores remotos. Vale a pena conferir!

7 – Crie uma rotina

Cada pessoa tem sua própria rotina, por isso, é importante encontrar o que funciona melhor para você para garantir maior produtividade no trabalho home office.

Em geral, a nossa recomendação é estabelecer horários claros para começar e terminar, bem como momentos para pausas e almoço.

8 – Utilize aplicativos de comunicação e fluxo

Há vários aplicativos de comunicação e fluxo que você pode utilizar no home office. O Microsoft Teams, por exemplo, é uma plataforma que combina comunicação, colaboração e ferramentas de produtividade.

Além dessa, o Google também oferece o suporte para trabalhadores remotos a partir de ferramentas como o Google Docs, Google Meets, Google Sheets, Google Chat, etc.

Você também pode utilizar o Google Drive, uma plataforma de armazenamento e compartilhamento de arquivos que permite acessar e editar documentos de qualquer lugar.

A escolha final depende das suas preferências e do que for determinado pela empresa para a qual você está sendo contratado.

9 – Cuide da sua saúde mental e física

Trabalhar em casa pode levar a um sentimento de isolamento social. Isso pode afetar negativamente a saúde mental e diminuir sua produtividade no trabalho home office.

Por isso, mantenha-se conectado com colegas de trabalho e amigos por meio de videoconferências ou ligações regulares.

Além disso, busque ter uma vida social ativa, saindo com amigos e conversando com outras pessoas.

Também é importante incluir atividades físicas em sua rotina, para manter o corpo e a mente ativos, evitando o sedentarismo.

Hora do checklist: como manter a produtividade em home office?

Para garantir que você irá manter a produtividade no trabalho home office, é só focar nesse checklist e consultá-lo quando estiver em dúvida.

  1. Tenha os equipamentos adequados para o trabalho.
  2. Escolha um espaço fixo para trabalhar.
  3. Monte e organize sua mesa.
  4. Atenção à ergonomia: lembre-se de sentar de forma correta.
  5. Cuidado com a segurança dos seus dados.
  6. Assine um plano de internet de qualidade.
  7. Estabeleça uma rotina.
  8. Utilize aplicativos de comunicação e fluxo.
  9. Mantenha os cuidados com a saúde mental e física.

Gostou das nossas dicas para manter a produtividade no trabalho home office?

Então, acompanhe nosso blog e siga a gente no Instagram para ficar de olho nas nossas publicações com vários temas interessantes para o seu cotidiano. Até a próxima!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR