A gente sabe como é ruim ficar sem internet, especialmente quando a conexão cai bem no meio de uma reunião de trabalho ou durante a cena mais comentada do seu seriado preferido.
Para evitar esse incômodo (bem indesejado), no post de hoje separamos os principais motivos da queda de internet e como você pode resolver esta questão de uma forma rápida e fácil.
Vamos conferir?
Por que a internet cai?
Primeiro, é preciso entender que a internet, apesar de ser indispensável para diversas tarefas do nosso dia a dia, pode cair, sim!
Problemas de conexão estão relacionados a diversos fatores, entre eles, os três mais comuns são:
- Estrutura danificada (aqui podemos considerar tanto a estrutura do servidor quanto a rede dentro da sua casa);
- Grande quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo;
- Equipamentos com tecnologia antiga.
O que fazer quando a internet cair?
Antes de entrar em contato com o seu provedor de internet, saiba que, na maioria das vezes, você pode resolver o problema de conexão de uma forma bem simples e rápida.
A seguir, confira as principais soluções para restabelecer o sinal da sua internet.
1 – Reinicie o modem
Este é o primeiro passo para resolver o problema de conexão.
Ao reiniciar o modem, você permite que o aparelho corrija erros de software ou de funções que estejam comprometendo o seu desempenho.
Por isso, se a internet caiu, desligue o modem, espere de 10 a 30 segundos e só depois religue o equipamento.
Lembre-se que esse tempo é necessário para que o dispositivo consiga atualizar a sua memória e retome a sua operação.
2 – Conecte-se ao cabo de rede
A conexão sem fio torna a nossa rotina muito mais prática, porém, a queda da internet, muitas vezes, pode ter relação justamente com o Wi-Fi.
Para saber se este é o problema, conecte um cabo Lan saindo do modem direto para o seu computador ou notebook.
Se a internet funcionar, você provavelmente vai precisar de um roteador novo.
Vale lembrar que a conexão com cabo evita interferências eletromagnéticas, falhas na programação do sinal e erros na transferência de pacote de dados. Com isto, o acesso deve ser mais rápido e estável.
3 – Verifique a qualidade dos fios
Um cabo de conexão desgastado pode interromper o sinal da sua internet e este problema pode ser mais comum do que se imagina, especialmente em casas com animais de estimação. Afinal, é normal o pet curioso querer brincar com o fio ou até mesmo mastigar o cabo, o que leva à queda da internet ou instabilidade na transferência de dados.
Diante desta possibilidade, quando a internet cair, verifique se os cabos estão bem encaixados e se existe algum desgaste, corte ou ponto que precisa de reparo ao longo da sua extensão.
Ao notar qualquer sinal incomum, troque o cabo danificado e garanta uma conexão de internet sem interferências.
4 – Mude o canal de rede Wi-Fi
Esta dica, apesar de ser mais técnica, é simples de executar.
Os roteadores trabalham em duas bandas de frequências, a 2,4 GHz e a 5 GHz. Quando a internet cai muitas vezes ou o sinal está ruim, trocar a frequência pode ser a solução.
Esta medida evita interferências e congestionamento na transmissão de dados.
Para mudar a frequência, é preciso acessar a configuração do seu roteador. O passo a passo pode variar conforme a marca do seu equipamento, mas, de modo geral, em “Configurações”, vá em “Rede Wi-Fi” e procure pelo campo “Canal”.
Ao abrir o menu, é possível verificar em qual frequência está o seu roteador e alterar para 2,4 ou 5 GHz. Antes de fechar, clique em “Salvar”.
5 – Atualize a senha do roteador
Se a internet caiu, pode ser que muitos dispositivos estejam conectados ao mesmo tempo na sua rede. Para controlar o acesso e evitar que “roubem” o sinal, crie ou troque a senha de proteção do seu roteador com frequência.
Aprenda, aqui, como mudar a senha do roteador Desktop.
Mas se você tem o costume de compartilhar a sua internet sempre que solicitam, saiba que esta prática não é indicada por motivos que vão além da queda do seu sinal. Fique atento e não deixe de conferir o post Compartilhar internet? Descubra os perigos dessa prática
Quando ligar para o meu provedor de internet?
Se o sinal de internet caiu e você já tentou todas as alternativas acima, porém, mesmo assim a conexão não voltou, então, sim, você deve ligar para o seu provedor de internet.
A Desktop conta com uma equipe disponível 24 horas por dia para te ajudar.
É só cadastrar o número de WhatsApp (19) 3514-310 e enviar uma mensagem explicando o problema.
É importante você listar todos os procedimentos acima que realizou para tentar reaver a conexão. Desta forma, o seu atendimento será mais rápido e assertivo.
E antes de finalizarmos este post tem uma dica extra!
Avalie a qualidade do seu provedor de internet
Uma queda ou outra na conexão é comum, afinal, como vimos, existem diversos fatores que podem interferir na sua internet.
Mas, quando os problemas com a internet se tornam recorrentes, é preciso avaliar a qualidade do sinal que o seu provedor oferece.
A internet via fibra óptica é a conexão mais estável do mercado. A instalação é feita via cabo, até dentro da sua casa, o que garante mais qualidade e estabilidade no sinal.
Leia também – Internet de fibra óptica o caminho até a sua casa
Porém, nem todo provedor de internet oferece uma rede de fibra óptica. Neste caso, busque por uma operadora que possa melhorar a sua experiência de conexão.