O antivírus é o software que protege o seu computador de ameaças virtuais. Isso porque, ao navegar na internet, você pode ser impactado com vírus ou programas maliciosos que podem acessar seus dados e senhas, corromper arquivos e enviar spam a partir dos seus contatos.
Para evitar esses e outros problemas, a melhor solução é sempre ter um antivírus ativo.
Mas, em meio a tantas opções online, qual antivírus escolher? Será que o indicado é um antivírus pago ou gratuito?
A seguir, respondemos essas e outras questões que vão te ajudar a entender a diferença entre os antivírus e qual software instalar no seu computador.
Vem com a gente!
O que levar em conta ao escolher um antivírus pago ou gratuito?
O antivírus é indispensável para o seu computador, independentemente se você usa o PC para estudar, trabalhar ou apenas para entretenimento.
Porém, ao analisar a eficácia do software, vale considerar os pontos a seguir para o antivírus pago ou gratuito:
1 – Marca do antivírus
Ao analisar qual antivírus instalar na sua máquina, pesquise por softwares que sejam referência no mercado. Se você não conhece nenhum, calma que a gente já compartilha algumas opções.
Indicamos as marcas mais conhecidas porque geralmente elas têm sistemas mais seguros e fáceis de usar.
Outra dica importante é verificar se a desenvolvedora é ou tem uma versão brasileira do software. Caso tenha, fica mais ágil identificar golpes locais, como um alerta para mensagens falsas sobre benefícios, por exemplo.
2 – Usabilidade
O antivírus sempre deve estar ativo no seu computador, afinal, somente assim ele consegue exercer a sua função.
A partir desta informação, busque conhecer as funcionalidades e as ferramentas disponíveis pelo antivírus, e opte pelas mais simples de usar.
Uma boa alternativa é adquirir um software que permita automatizar atualizações, correções e reconfigurações.
Lembre-se: sistemas de antivírus complexos podem dificultar o uso e deixar o seu computador vulnerável às ameaças.
3 – Sistema operacional
Você sabia que o antivírus pode ser o responsável pela lentidão da sua máquina?
Para evitar este problema, escolha um programa que também possa ser executado em segundo plano e não comprometa o desempenho do seu computador.
Agora que você já sabe quais fatores considerar antes de baixar um antivírus pago ou gratuito, vamos falar sobre alguns dos softwares disponíveis no mercado.
Os antivírus pagos e gratuitos mais populares
Existem diversas desenvolvedoras que oferecem antivírus, tanto na versão paga quanto gratuita.
Para te ajudar na escolha, a seguir, separamos uma lista com os cinco antivírus mais populares no Brasil e suas principais funcionalidades, confira:
Avast Antivírus
Disponível para os sistemas Windows e Mac, o Avast é um dos antivírus mais famosos e você já deve ter ouvido falar dele.
O Avast oferece três planos de proteção, com uma versão grátis e duas pagas.
O Avast Free Antivirus é gratuito e cumpre as funções básicas, como: bloqueio de vírus e malwares em tempo real, verificação da segurança da rede Wi-Fi e reforço na segurança para impedir que criptografem suas fotos e arquivos pessoais.
Os outros dois planos, como explicamos, são pagos e, além dessas funcionalidades básicas do Avast grátis, eles têm complementos específicos.
O Avast Premium Security, por exemplo, evita que criminosos roubem suas senhas e dados bancários em sites de compras falsos e te espionem por meio da webcam, entre outros recursos.
Já o Avast Ultimate, além de todas as funções da versão grátis e da Premium Security, ainda remove arquivos indesejados, libera espaço em disco e esconde a impressão digital online para que você não seja impactado com anúncios personalizados.
McAfee Total Protection
O antivírus da McAfee é ideal para PC com Windows.
O programa oferece a opção de varredura em tempo real ou sob demanda agendada.
O McAfee protege o computador contra vírus, ameaças online e ransomware, este com proteção online e offline.
O antivírus tem quatro opções de planos individuais e dois planos família.
O McAffe básico é uma das propostas individuais. Este serviço vem com antivírus premiado, firewall, gerenciador de senhas, triturador de arquivos, licença para uma VPN, monitoramento de identidade, entre outras funções.
Já a versão para a família pode ser compartilhada entre dois adultos e até quatro crianças. Aqui entre as funcionalidades estão monitoramento de transações, congelamento de segurança e limpeza de dados pessoais.
O McAfee não tem um software gratuito, mas o McAfee Total Protection funciona normalmente de forma grátis por 30 dias. Depois, é preciso fazer a compra de um dos planos.
AVG Antivírus
Compatível com computadores Windows e Mac, o AVG Antivírus na versão grátis garante segurança da rede Wi-Fi, envia alertas de invasão e vazamento, faz backups e recupera dados perdidos.
Já entre as soluções pagas estão AVG Internet Security, AVG Secure VPN, AVG AntiTrack, AVG BreachGuard, todos com testes grátis de 7 a 30 dias.
O AVG Ultimate também é um dos serviços pagos e o mais completo de todos. As funcionalidades adicionais incluem bloqueio de rastreamento online de anunciantes e navegação anônima. Atende até 10 dispositivos.
Norton 360
Disponível para os sistemas Windows e Mac, o Norton 360 é um antivírus pago, mas que oferece 14 dias de teste gratuito.
O pacote Norton AntiVirus Plus é a versão básica e tem proteção contra vírus, malware, ransomware e hackers, e 2 GB de backup na nuvem para PC.
O plano mais completo, Norton 360 Premium, atende até 10 dispositivos e como adicional, oferece 75 GB de backup na nuvem para PC, conexão privada com a internet por VPN e controle para pais.
Leia também – 10 dicas de segurança na internet
E agora, qual escolher?
Como vimos, a principal diferença entre o antivírus pago ou gratuito é a proteção oferecida.
O antivírus gratuito, independentemente da marca, oferece uma proteção básica, monitorando arquivos e programas para detectar vírus.
Se algo for identificado, geralmente o usuário recebe uma mensagem de aviso de que o arquivo foi enviado para a quarentena para garantir que o vírus não se espalhe pelo computador.
Outras funcionalidades oferecidas variam de desenvolvedor para desenvolvedor, por isso, sempre leia as descrições dos programas.
O antivírus pago, por sua vez, garante muito mais proteção para o computador e benefícios específicos que dependem do plano e valor que será investido.
Entre as especificações, tem antivírus pago que esconde a impressão digital online e, desta forma, você não será impactado por anúncios personalizados. Existem outros ainda em que é possível configurar uma proteção diferente para cada membro da família, assim você não precisa se preocupar quando uma criança estiver usando o computador.
De modo geral, antes de baixar um antivírus é preciso avaliar quais as funções disponíveis e se você realmente precisa delas.
Para finalizar vale lembrar que: nem sempre uma versão de antivírus para um computador de uso doméstico vai funcionar para uma máquina que é utilizada para o trabalho.
Gostou do post? Compartilhe com aquele seu amigo ou amiga que adora ficar conectado e precisa decidir entre um antivírus pago ou gratuito.