Antivírus para celular: 5 motivos para ter um

Descubra por que proteger seu smartphone com um antivírus

03/12/2024 9 min.

Os smartphones se tornaram indispensáveis em nossas vidas. No celular, você pode trabalhar, pagar contas, fazer compras, se divertir e, claro, se comunicar com o mundo.

Mas, você já parou para pensar se as suas informações realmente estão seguras no seu aparelho?

Quando o assunto é proteção digital, um antivírus é a ferramenta ideal contra ataques, vírus e outras ameaças digitais.

Por isso, neste post você vai conferir:

O que um antivírus para celular faz?
5 motivos para ter um antivírus no celular
Quando ativar o antivírus no celular
Qual o melhor antivírus para celular?

O que um antivírus para celular faz?

O antivírus para celular é uma proteção adicional em relação aos mecanismos nativos do seu aparelho.

O antivírus tem recursos que, em tempo real, vão analisar as suas atividades digitais e criar alertas para situações de risco que, na maioria das vezes, você não perceberia sozinho.

5 motivos para ter um antivírus no celular

Durante o uso do celular, um antivírus pode ser útil em várias situações, como:

1 – Bloqueio de aplicativos suspeitos

Um antivírus para celular, ativo, faz análises, em tempo real, para identificar comportamentos maliciosos de aplicativos, como coleta não autorizada de dados, instalação de softwares adicionais ou execução de comandos sem o conhecimento do usuário.

Além disso, muitos antivírus verificam e alertam o usuário quando algum app solicita permissões excessivas, como acesso à câmera, localização ou contatos.

Essa proteção do antivírus é útil para prevenir problemas ao instalar apps de fontes não confiáveis, que podem conter malwares disfarçados.

Malwares é um software desenvolvido para causar danos ao usuário, como roubar seus dados.

2 – Análise de downloads e links maliciosos

O phishing é um dos golpes virtuais mais comuns.

Nele, o criminoso envia um link suspeito, geralmente com uma oferta imperdível e, ao clicar para realizar a compra, você fornece informações pessoais para um desconhecido. O mesmo acontece quando você faz o download de algum arquivo infectado.

Com um antivírus no celular, o software pode detectar tentativas de roubo de informações em sites falsos e diminuir a chance de que você caia em um golpe.

3 – Prevenção de acessos remotos

O acesso remoto é um tipo de ataque virtual que ocorre quando um criminoso acessa sua rede ou seus arquivos pessoais. Em casos mais graves, ele pode até assumir o controle do seu celular.

O antivírus previne acessos remotos ao celular ao identificar e bloquear pessoas não autorizadas e solicitações suspeitas.

No programa do antivírus, ferramentas como malware, firewall e prevenção de phishing são as responsáveis por criar essa barreira de proteção.

4 – Proteção de dados pessoais

Para evitar o vazamento de senhas, informações bancárias ou fotos, use um antivírus para celular.

O programa vai detectar e bloquear aplicativos maliciosos que tentam roubar esses tipos de dados, além de oferecer o recurso de criptografia de dados sensíveis para mais privacidade e segurança.

5 – Garantia de sistema sempre atualizado

Quando um aplicativo está desatualizado, geralmente o sistema operacional do próprio app ou da sua loja de aplicativos te avisa e oferece a opção de atualização.

Para ter um lembrete extra, alguns antivírus também enviam notificações ao usuário para alertar sobre apps desatualizados, afinal, a segurança das suas informações estará em risco.

6 – Segurança em redes públicas

Já falamos aqui no blog o quanto é arriscado usar um Wi-Fi público, porém, quando for inevitável, o recomendado é ativar o antivírus do celular. O aplicativo vai te alertar sobre conexões suspeitas.

Agora que você já conhece os principais motivos para ter um antivírus no seu aparelho, vamos entender quando usar.

Quando ativar o antivírus no celular?

Para proteção constante, é recomendado que o antivírus permaneça ativo o tempo todo em segundo plano. Só assim você terá detecção de ameaças em tempo real.

Porém, existem algumas situações que merecem atenção redobrada na ativação, como instalação de aplicativos, acesso a sites desconhecidos ou uso de redes Wi-Fi públicas.

Qual o melhor antivírus para celular?

Existem vários antivírus disponíveis para celular. Algumas versões são pagas e outras gratuitas. Antes de escolher o seu, avalie qual a sua necessidade. Se você divide o seu aparelho com outras pessoas – filhos ou netos, por exemplo – invista em um aplicativo com mais funções de proteção. O mesmo vale para quem trabalha com informações sigilosas.

Após baixar o antivírus, mantenha-o sempre atualizado e mesmo assim adote boas práticas durante seus acessos à internet, evitando baixar links desconhecidos e apps de lojas não-oficiais.

Gostou das dicas?

Compartilhe com seus amigos. É só escolher uma das opções abaixo. Você pode enviar esse post, de forma segura, pelo WhatsApp ou compartilhar nas redes sociais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR