Quando o assunto é nova tecnologia para o lar, termos como “casa conectada” e “casa inteligente” sempre vem à tona. Mas, você sabe o que eles significam?
Apesar de terem significados parecidos, essas estratégias para automatizar a casa não representam a mesma coisa.
Quer entender melhor como diferenciar? Continue a leitura abaixo e aproveite as informações!
O que é uma casa conectada?
Quando pensamos em casas conectadas, muitos filmes que mostram um futuro super tecnológico podem vir à nossa mente, certo? Mas não é bem assim que funciona.
Esse termo diz respeito à automatização de casas por meio de dispositivos controlados à distância pela internet, que podem realizar tarefas e se conectar com outros aparelhos.
O controle, geralmente, fica restrito a comandos de voz direcionados às assistentes virtuais – sendo realizado tanto por meio de alto-falantes inteligentes quanto por celulares que possuem esse serviço.
Assim, se você tem uma assistente virtual como Alexa, Google Assistente e Siri, pode conectar outros aparelhos e plataformas a ela e ter uma casa conectada.
Essa conexão pode ser feita, inclusive, com aparelhos como rádio, TV, cafeteiras, cortinas e lâmpadas, por exemplo.
Desse modo, com um comando de voz, é possível ligar as lâmpadas da casa ou pedir para que um episódio da sua série preferida comece a rodar na TV.
E o que é casa inteligente?
Antes de apontar semelhanças e diferenças entre essas duas tecnologias, é importante compreender o que significa ter uma casa inteligente.
A casa inteligente é aquela cuja automatização permite que as ações sejam realizadas sem a solicitação explícita do usuário.
Se você tem uma varanda iluminada com smart lâmpadas decorativas, por exemplo, pode fazer uma pré-configuração para que, todos os dias, as luzes acendam automaticamente ao anoitecer.
Em casas com fechaduras eletrônicas, também pode ser feita uma programação que garanta que as portas se tranquem após determinado horário, entre outros exemplos.
Casa conectada e casa inteligente: semelhanças e diferenças
Agora que você já entende os conceitos de casa conectada e casa inteligente, vamos entender as semelhanças e diferenças entre elas?
Semelhanças
Para ter uma casa conectada e/ou inteligente, ter uma boa internet é fundamental.
Quando falamos em uma internet boa isso significa uma conexão 100% fibra óptica, afinal, esta é a tecnologia que garante máxima velocidade e estabilidade para garantir o funcionamento dos equipamentos que ficarão conectados.
Além disso, em ambos os casos é necessário contar com dispositivos como smartphones, câmeras, alarmes, fechaduras, lâmpadas inteligentes, sensores, assistentes de voz, etc.
Diferenças
No que se refere às diferenças, a principal é o fato da casa conectada necessitar de comandos do usuário para que as atividades sejam executadas.
Na casa inteligente, no caso, podem ser feitas programações para que elas sejam realizadas de forma automática em determinados momentos.
Vale lembrar que nada impede que uma casa seja conectada e inteligente ao mesmo tempo. Os conceitos se complementam!
3 vantagens de ter uma casa conectada!
Investir em uma casa conectada vai muito além de “estar na moda”. O uso de recursos desse tipo traz vários benefícios para os usuários, principalmente, durante a rotina e nos afazeres.
Dentre elas podemos citar:
1 – Praticidade:
Para começar, se tem muito mais praticidade no dia a dia. Com uma casa conectada você, poderá acender lâmpadas, assistir TV, ouvir música, lembrar dos compromissos do seu dia a dia e realizar outras atividades com muito mais facilidade.
2 – Segurança:
Além disso, esse tipo de tecnologia oferece uma segurança maior, afinal, caso invista em fechaduras eletrônicas, alarmes e câmeras, além de dificultar o acesso de pessoas não autorizadas em sua casa, ficará mais fácil identificar possíveis invasores e até mesmo compartilhar imagens com a polícia.
3 – Personalização:
Outro benefício está na personalização dos ambientes.
Imagine que você tem uma smart lâmpada na sala da sua casa. Com ela, você pode solicitar que a luz fique bem clara quando for fazer uma faxina e quiser ver todos os detalhes do ambiente.
Já quando decidir assistir a um filme no sofá, é possível personalizar a luz para criar uma cena mais tranquila para o espaço.
E, se estiver curtindo uma boa música, poderá pedir que a lâmpada fique colorida, assim como em uma balada. Interessante, não?
O que não pode faltar em uma casa conectada?
São muitas as vantagens de ter uma casa conectada, não é mesmo?
Então, vale a pena fazer os investimentos necessários e usufruir de um espaço muito mais tecnológico. Mas, você sabe o que é imprescindível para garantir a eficiência dessa tecnologia?
Para começar, uma casa conectada precisa ter uma internet fibra óptica, pois, só com um plano de internet fibra óptica você tem a garantia de máxima velocidade e estabilidade necessárias para usufruir dos recursos que esse tipo de residência oferece.
Após a instalação da sua internet 100% fibra óptica, é preciso comprar os equipamentos para a sua casa conectada.
Nesse caso, podemos citar:
- lâmpadas inteligentes,
- smart TVs,
- assistentes virtuais por voz,
- cortinas automáticas,
- câmeras de segurança,
- fechaduras eletrônicas, etc.
E então, gostou da ideia de ter uma casa conectada?
Lembre-se que, para começar a montar a sua casa conectada, é necessário escolher o melhor plano de internet.
Conheça os planos da Desktop e dê o primeiro passo para garantir uma casa automatizada e moderna!