Quando o celular não conecta ao Wi-Fi, você pode realizar alguns procedimentos simples para resolver o problema.
Essa falta de conexão acontece por diversos motivos, e entender a causa é o primeiro passo para usar a internet no dispositivo.
No geral, o funcionamento do Wi-Fi no celular depende que o aparelho, a operadora de internet e o roteador trabalhem juntos para garantir um sinal com velocidade e estabilidade.
Quando a internet não conecta no celular ou fica com o ícone de exclamação, é sinal de que existe alguma interferência na rede.
Neste post, vamos trazer as causas mais comuns desse erro, além de dicas práticas para restaurar a conexão e otimizar o desempenho da sua rede Wi-Fi.
Vamos nessa?
7 dicas do que fazer quando o celular não conecta ao Wi-Fi
Você pode ter problema de não conectar o seu celular ao Wi-Fi tanto em redes domésticas quanto em Wi-Fi públicos. A boa notícia é que, na maioria das vezes, as soluções indicadas abaixo resolvem o problema nas duas situações.
Por isso, quando o Wi-Fi não conectar no celular:
1 – Confirme a senha do Wi-Fi
A causa mais simples e comum para um celular não conectar ao Wi-Fi é a senha incorreta. É fácil cometer um erro ao digitar a senha ou até mesmo tentar acessar uma rede em que a senha foi trocada.
Nesses casos, o celular indica “Falha de autenticação” e a senha deve ser digitada novamente.
Se isso acontecer, mantenha a sua rede Wi-Fi pressionada e escolha a opção “Esquecer”, representada por uma lata de lixo.
Agora, ao tentar reconectar ao Wi-Fi, o celular irá pedir a senha novamente.
Essa solução vale até mesmo em casos em que a senha não foi alterada, mas você não está conseguindo conectar o Wi-Fi no smartphone.
Leia também – Como criar uma senha forte
2 – Entre e saia do modo avião
Para problemas de conexão Wi-Fi, entrar e sair do modo avião pode ser uma maneira rápida de reiniciar as conexões sem fio do seu celular, resolvendo falhas temporárias de rede.
O modo avião desativa todas as conexões sem fio do seu dispositivo, como Wi-Fi, Bluetooth e dados móveis. É como se você reiniciasse apenas os dados de conexão.
O processo de desativar e ativar corrige pequenas falhas ou conflitos entre o celular e a rede Wi-Fi, especialmente se o seu celular não estiver detectando uma rede Wi-Fi ou se a conexão estiver com problemas.
3 – Reinicie o celular
Se todos os aparelhos funcionam na rede, menos o seu smartphone, desligue e ligue celular novamente.
Reiniciar o aparelho pode restabelecer a conexão com a internet porque esse processo elimina falhas temporárias e conflitos de software que afetam a rede.
Ao reiniciar, o dispositivo limpa a memória, encerra processos que interferem na conectividade e renova o endereço IP.
Além disso, o celular restabelece as configurações de rede e reinicia o hardware responsável pela conexão, corrigindo problemas como sinal fraco ou falhas na detecção da rede, o que frequentemente resolve dificuldades de conexão com a internet.
Com isso, desligue o aparelho, espere 30 segundos e depois ligue novamente.
Confira o post – Sem sinal de internet? Saiba o que fazer!
4 – Verifique a frequência do roteador
Os roteadores mais modernos operam em duas bandas de frequência: 2.4 GHz e 5 GHz. Enquanto a frequência de 2.4 GHz tem maior alcance, ela pode ser mais suscetível a interferências de outros dispositivos, como microondas e telefones sem fio.
Já a de 5 GHz oferece maior velocidade, mas com um alcance mais curto. No entanto, alguns celulares mais antigos ou modelos específicos podem não ser compatíveis com a frequência de 5 GHz, o que impede a conexão.
Portanto, verificar e, se necessário, ajustar a frequência do roteador pode ajudar a garantir que o celular se conecte corretamente à rede.
5 – Reinicie o roteador
O roteador, assim como o celular, podem acumular falhas temporárias, sobrecarga de conexões ou problemas de configuração que afetam a qualidade do sinal e a conectividade.
Ao reiniciar o roteador, ele é “forçado” a restabelecer a conexão com o provedor de internet, liberar recursos e corrigir erros internos, o que pode resolver problemas como falhas de sinal, lentidão ou dificuldades na detecção da rede pelo celular.
Esse processo simples pode ser a solução para restaurar a funcionalidade do roteador e permitir uma conexão mais estável e eficiente com o seu smartphone.
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6 – Analise a intensidade do sinal
Verificar a intensidade do sinal é essencial quando o celular não conecta ao Wi-Fi, porque a qualidade do sinal pode influenciar diretamente a conexão.
Se o celular estiver muito distante do roteador ou se houver muitos obstáculos, como paredes espessas entre eles, o sinal pode ficar fraco ou instável, dificultando a conexão.
Além disso, áreas com muitas redes Wi-Fi próximas podem causar interferências, o que também afeta a qualidade do sinal.
Verificar e, se necessário, aproximar o celular do roteador ou melhorar a posição do roteador pode garantir uma conexão mais forte e estável.
7 – Confira se a rede está sobrecarregada
Caso o celular não esteja conectado na sua própria rede Wi-Fi, confira o número de aparelhos ligados à ela.
Quando muitos dispositivos estiverem usando a mesma rede, a largura de banda pode ser insuficiente para todos, o que dificulta a conexão de novos dispositivos.
Para ajustar, desconecte dispositivos que não precisam de acesso, como aquelas visitas que você compartilhou o Wi-Fi via QR Code, mas elas não estão mais usando a rede.
Para te ajudar nesta tarefa, leia o post Como saber quem está conectado no seu Wi-Fi.
Felizmente, na maioria dos casos, o problema pode ser resolvido com essas soluções simples, como verificar a senha, reiniciar o dispositivo ou ajustar as configurações de rede.
Agora é só você aproveitar ao máximo a sua internet no celular e compartilhar este post com aquele amigo ou amiga que também já passou por esse problema.