Conheça as vantagens do Wi-Fi 6

O novo padrão de rede sem fio vai revolucionar a sua experiência de conexão

28/09/2023 8 min.

Um homem tomando café e usando o notebook conectado à internet da Desktop com Wi-FI 6.

O Wi-Fi 6 é o novo padrão de rede sem fio que chegou com a promessa de revolucionar a experiência de conexão wireless.

E para entender quais as vantagens do Wi-Fi 6 comparada ao Wi-Fi tradicional, a seguir, separamos os seis pontos principais desta tecnologia que você precisa conhecer.

Vamos conferir?

Vantagens do Wi-Fi 6

1 – Mais velocidade

A primeira vantagem do Wi-Fi 6 é a velocidade de conexão. Enquanto no Wi-Fi 5 – tecnologia anterior e ainda em uso – a velocidade de navegação é de até 3,5 Gbps, no Wi-Fi 6 esta velocidade pode chegar a 9,6 Gbps.

Na comparação direta, o Wi-Fi 6 oferece uma conexão até 4x mais rápida.

Além disso, o novo padrão de rede funciona nas duas frequências: 2,4 GHz e 5 GHz. Isso acontece porque a nova tecnologia tem uma codificação de dados mais eficiente. O que resulta em melhor desempenho para navegar na internet, assistir vídeos em alta resolução e transferir arquivos grandes.

Vale destacar que só um dispositivo não consegue usar toda essa velocidade e é aí que entra outra vantagem do Wi-Fi 6.

2 – Maior eficiência

Com o Wi-Fi 6, é possível conectar até 128 dispositivos ao mesmo tempo, sem perder a qualidade do sinal.

Isso acontece porque uma das inovações deste roteador é o uso da técnica OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access), que permite que o roteador divida o espectro de frequência em canais menores e assim possibilita o envio simultâneo de dados para vários dispositivos, melhorando a eficiência da transmissão.

Desta forma, o acesso é dividido conforme mapeamento das necessidades por dispositivo. Uma TV exibindo streaming em 4K, por exemplo, recebe mais velocidade que um celular em repouso.

3 – Maior alcance e cobertura

O Wi-Fi 6 é projetado para proporcionar um alcance mais amplo e uma melhor cobertura, em comparação com as gerações anteriores de Wi-Fi.

Na prática, significa que é possível obter uma conexão estável, mesmo em áreas mais distantes do roteador, como em construções com mais de 91 m².

4 – Menor consumo de energia

Uma pessoa segurando o celular que está carregando. Na tela do aparelho, o desenho da bateria carregada.
O novo roteador usa o dispositivo TWT, que ajuda a economizar a energia dos equipamentos conectados ao Wi-Fi

Você sabia que, quando um aparelho está conectado a um ponto de acesso, ele tem gasto de energia? Mas esta não é uma regra para o Wi-Fi 6.

O novo roteador usa o dispositivo TWT (Target Wake Time), que ajuda a economizar a energia dos equipamentos conectados ao Wi-Fi.

Ele permite, por exemplo, que os dispositivos fiquem em repouso quando não estão recebendo dados, o que é benéfico para celulares e tablets, por exemplo, permitindo uma melhor vida útil da bateria.

5 – Menos interferência

E que tal um sinal com menos interferências?

Saiba que, de modo geral, a transmissão do sinal Wi-Fi se dá por meio de ondas de rádio e, por isso, é comum a interferência de outros dispositivos no mesmo caminho.

Mas, outra vantagem do Wi-Fi 6 é o recurso BSS Color (Base Service Station), que tem a capacidade de analisar as redes vizinhas e fazer com que o roteador Wi-Fi 6 evite os mesmos sinais dos roteadores tradicionais. Esta inteligência impede as interferências entre os equipamentos.

Uma pessoa segurando o celular e ligando o roteador que está sobre uma mesa.
O Wi-Fi 6 é mais seguro que os roteadores anteriores, porque conta com suporte ao protocolo WPA3

6 – Segurança aprimorada

Por último, mas não menos importante, é a questão da segurança.

O Wi-Fi 6 é mais seguro que os roteadores anteriores, porque conta com suporte ao protocolo WPA3 que é superior ao padrão atual de WPA2. Além disso, este novo padrão de roteador tem suporte às tecnologias específicas que indicamos acima, como a BSS Color, TWT e OFDMA, que deixa a rede mais difícil de ser hackeada.

Outro diferencial na questão de segurança é a inovação conhecida como Open Roaming Consortium, que permite ao usuário se conectar a diferentes redes Wi-Fi por meio da migração, ou seja, sem a necessidade de realizar login em cada uma delas.

E as desvantagens do Wi-Fi 6?

Embora o Wi-Fi 6 tenha muitas vantagens em relação às versões anteriores, é justamente essa nova tecnologia que é um ponto de atenção do equipamento.

Mesmo o roteador sendo compatível com dispositivos mais antigos que suportam Wi-Fi 5 (802.11ac) e Wi-Fi 4 (802.11n), por exemplo, vale destacar que eles não terão os benefícios completos do Wi-Fi 6, já que, para usufruir das vantagens indicadas acima, é preciso ter roteador e dispositivos compatíveis com a tecnologia.

Mas, de modo geral, o Wi-Fi 6 está se tornando cada vez mais comum à medida que mais dispositivos são lançados com suporte a essa tecnologia, proporcionando uma experiência de conectividade mais rápida, confiável e eficiente para os usuários.

Ficou curioso(a) para usar uma internet com Wi-Fi 6?

Clique aqui e saiba como adquirir uma conexão ultrarrápida.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR