Entenda o que é uma casa inteligente

Tecnologia pode ser usada para trazer mais conforto e praticidade

03/10/2023 13 min.

A sala de uma casa. Na parede, um painel de automação das funções inteligentes da residência.

Uma casa inteligente é uma residência com dispositivos que podem ter suas ações programadas e executadas à distância.

Na prática, você pode acender ou apagar uma luz sem ter que se levantar do sofá ou estar no ambiente, você também pode definir qual a temperatura ideal do seu lar e não se preocupar mais em ajustar o ar condicionado.

É a tecnologia sendo usada dentro da sua casa para trazer mais conforto e praticidade.

Se você se interessou pela ideia de ter uma casa inteligente ou quer saber mais sobre o assunto, confira neste post:

O que é uma casa inteligente?
Como funciona uma casa inteligente?
Como adaptar a sua casa
O que é preciso para ter uma casa automatizada?
A melhor internet para uma casa inteligente
Vantagens de ter uma casa conectada

Vamos nessa?

O que é uma casa inteligente?

Uma casa inteligente, também chamada de casa conectada ou automatizada, funciona por meio de dispositivos e sistemas que se comunicam entre si.

Isso é possível graças a tecnologia que se baseia na Internet das Coisas, além da instalação de aparelhos inteligentes e uma rede interconectada que pode ser automatizada, ativada por voz ou via aplicativo de celular ou tablet.

Como funciona uma casa inteligente?

Uma casa inteligente ou automatizada só funciona por meio da interação entre equipamentos. Para esta conexão é preciso ter e atender a três requisitos:

1 – Dispositivos conectados: entre os dispositivos podemos considerar lâmpadas inteligentes, câmeras de segurança, fechaduras inteligentes, termostatos e sensores que podem ser conectados à internet por meio de tecnologias, como Wi-Fi, bluetooth, zigbee e z-wave.

2 – Central de controle: uma casa inteligente é gerenciada a partir de uma central de controle. Mas calma que não é preciso montar nenhuma estrutura para isso, não. Essa central pode ficar em um aplicativo móvel, como smartphone, tablet ou assistentes de voz, como Alexa ou Google Assistant.

3 – Internet com Wi-Fi: para garantir que a comunicação entre os dispositivos e a central de controle seja eficaz, é fundamental uma internet rápida e estável, afinal, todos os equipamentos estão conectados à rede Wi-Fi.

Como adaptar a sua casa

Para ter uma casa inteligente você precisa investir em equipamentos inteligentes

Se você está pensando se é possível deixar a sua casa mais inteligente, a resposta é sim!

Em teoria, qualquer residência pode ser transformada em uma casa inteligente, e assim seus moradores usufruem dos benefícios desta tecnologia. Para isto, só é preciso ter uma estrutura como indicamos acima, com dispositivos inteligentes, uma central de controle e uma internet de qualidade.

O custo desta transformação depende do número de sistemas que serão instalados, além da escolha do plano de internet, que deve atender a esta nova realidade da família.

Mas afinal, quais aparelhos comprar?

O que é preciso para ter uma casa inteligente?

Os equipamentos necessários para transformar o seu lar em uma casa inteligente variam conforme as suas necessidades.

Mas, a seguir, separamos os 7 itens principais, podemos dizer até os queridinhos. Além do mais importante deles, o acesso a internet, confira:

7 equipamentos para automatizar a sua casa

1 – Hub de automação: também chamado de central de controle, este é o dispositivo responsável pela comunicação entre os equipamentos conectados na sua casa. Os hubs mais populares são: Amazon Echo, Apple HomePod e Google Home.

2 – Iluminação inteligente: com lâmpadas, interruptores e tomadas inteligentes você pode controlar a iluminação do seu lar por meio de aplicativos móveis ou por comando de voz.

3 – Câmeras de segurança: com câmeras de segurança inteligentes dá para monitorar a área interna e externa da casa, e até os pets, em tempo real, ou gravar as imagens para ver depois. Na hora de comprar o dispositivo verifique as funções do equipamento, alguns podem enviar notificações ao detectar movimentos. Legal, né?

4 – Fechaduras inteligentes: o acesso a sua residência pode ser mais seguro com códigos PIN ou chaves virtuais. Esse sistema também pode ser controlado remotamente.

5 – Assistente de voz: este assistente é importante para quem deseja controlar os dispositivos da casa por meio de comando de voz. É só pedir “acender a luz” que a ação será ativada.

6 – Sensores: a escolha do sensor depende da sua necessidade. Em casa é comum sensores de movimento, de porta e janelas. O dispositivo geralmente fornece informação em tempo real.

7 – Eletrodomésticos inteligentes: se você está pensando em ter uma casa inteligente, ao adquirir novos eletrodomésticos verifique se a versão escolhida pode ser controlada remotamente ou programada. Na lista de aparelhos com estas funções estão: geladeiras, smart TVs, máquinas de lavar e secar, e robôs aspiradores de pó.

Sobre a lista acima, lembre-se de que você não precisa adquirir todos esses equipamentos de uma única vez. É possível começar com um único dispositivo, o que atenda a sua maior necessidade, por exemplo, e após se familiarizar com a tecnologia, adquirir novos produtos.

Já o acesso à internet, este sim é fundamental. Por isso deixamos um tópico só para ela.

A melhor internet para uma casa inteligente

Para uma casa inteligente a conexão de internet precisa ser estável e ter alta velocidade. Esses são os requisitos básicos para que todos os dispositivos e sistemas conectados funcionem.

A internet de fibra óptica é a mais moderna tecnologia para transmissão de dados em alta velocidade e oferece vantagens para uma casa automatizada.

Na Desktop, os planos de internet via fibra óptica têm velocidades de 200 Mega, 400 Mega, 600 Mega e até 1 Giga, dependendo da disponibilidade na sua região. São velocidades que atendem o tráfego de dados gerados por dispositivos inteligentes.

Sobre a escolha do plano, leve em consideração a quantidade de itens que estarão conectados, ou seja, quanto mais dispositivos ficarem conectados, maior precisa ser a velocidade de internet.

No site da Desktop tem um simulador de planos que vai te ajudar a escolher a melhor velocidade para você.

Agora que você já sabe o que é preciso para ter uma casa inteligente, vamos conferir os benefícios de toda essa tecnologia.

Vantagens de ter uma casa inteligente

Com uma casa automatizada você pode ter mais:

Segurança – Com câmeras de segurança você consegue ficar de olho em tudo e monitorar a sua casa, pelo celular, de onde estiver. É muito mais tranquilidade para trabalhar fora ou viajar.

Comodidade – Imagine que sua televisão irá ligar no horário do seu programa favorito, que as luzes irão se acender quando o sol se pôr e que o ar-condicionado irá ajustar a própria temperatura conforme o clima do ambiente. Coisa do futuro? Não, todas essas facilidades são possíveis por meio de comandos programados em uma casa automatizada.

Conforto para os pets – Todas essas funções de segurança e comodidade podem beneficiar também os pets. Monitore os bichinhos e deixe o ambiente mais agradável para eles, mesmo quando você estiver longe de casa.

Economia – Ter uma casa inteligente também gera economia. Tudo bem que no início será necessário investir em equipamentos, mas a longo prazo você poderá economizar com energia elétrica.

Viu só quantas vantagens você pode ter em casa?

Aproveite e compartilhe este post com aquela pessoa com quem vai aproveitar todos esses benefícios com você.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR