A fibra óptica revolucionou a maneira como nos conectamos e nos comunicamos. Com sua capacidade de transmitir dados com ultravelocidade e em longas distâncias, a fibra óptica virou sinônimo de internet de alta performance.
Na Desktop, a conexão banda larga é 100% fibra óptica até dentro da sua casa. É a garantia de uma internet com muito mais velocidade e estabilidade.
Por isso, neste post, você conferir:
- O que é fibra óptica?
- É fibra óptica ou fibra ótica?
- Como funciona a fibra óptica?
- Conheça a estrutura da fibra óptica
- 6 vantagens da fibra óptica
Vamos nessa?
O que é fibra óptica?
Fibra óptica é uma tecnologia que envia informações na forma de luz.
Ela é utilizada em sistemas de internet de alta velocidade, telefonia, TV por assinatura, e em outras formas de comunicação de dados.
A transmissão de dados se dá por meio de fios finos de vidro ou plástico que enviam informações na forma de luz.
A fibra óptica veio para substituir os cabos de cobre devido às suas vantagens em termos de velocidade e qualidade de conexão.
É fibra óptica ou fibra ótica?
O correto é fibra óptica, pois refere-se à ciência da luz e ao estudo das propriedades da luz e sua interação com diferentes materiais.
“Fibra ótica”, sem o “p”, é um erro comum. Então, quando o assunto for internet, use sempre “fibra óptica”.
Como funciona a fibra óptica?
A fibra óptica funciona transmitindo dados, na forma de luz, por meio de um fio de vidro ou plástico.
A transmissão de dados começa com uma fonte de luz que converte em luz os dados digitais, ou seja, o sinal de internet ou de chamada telefônicaz.
Essa luz gerada é direcionada para o núcleo da fibra.
Dentro do cabo dessa fibra, a luz é refletida várias vezes, como se fizesse um zigue-zague. É o processo chamado reflexão interna total, que permite que a luz percorra longas distâncias sem perder intensidade e sofrer interferências.
Por isso, a fibra óptica é conhecida por ser uma maneira de transmitir dados de forma rápida e pouca perda de sinal.
Quando a luz chega no receptor, ou seja, na sua casa, o roteador converte a luz em sinais elétricos para que você possa usar a internet.
Agora, antes de entender quais as vantagens dessa tecnologia, vamos analisar, mais a fundo, a estrutura de um cabo.
Conheça a estrutura da fibra óptica
O cabo de fibra óptica é composto por vários componentes que trabalham em conjunto para transmitir os sinais de luz de maneira eficiente.
Com isso, cada cabo de fibra óptica é formado por diferentes camadas, que têm funções específicas. Abaixo separamos os principais elementos dessa estrutura:
1 – Núcleo
É a parte central da fibra óptica e é onde a luz viaja. O núcleo é feito de vidro ou plástico e a sua função é conduzir a luz ao longo da fibra.
O diâmetro do núcleo pode variar, mas geralmente é muito fino, com apenas alguns micrômetros de largura. Por isso, você já deve ter ouvido falar que o núcleo tem a espessura de um fio de cabelo.
2 – Revestimento
O revestimento envolve o núcleo. Ele também é feito de vidro ou plástico, mas com índice de refração menor do que o do núcleo.
A função do revestimento é manter a luz dentro do núcleo para que ele faça o processo de reflexão interna total, impedindo que a luz escape para fora da fibra.
3 – Camada de revestimento externo
Essa camada protege a fibra óptica contra danos físicos, como arranhões ou pressão excessiva.
O revestimento externo é feito, geralmente, de plásticos, que também ajudam a reduzir o impacto ambiental, como umidade ou sujeira, problemas que poderiam afetar a transmissão de dados.
4 – Revestimento de proteção
Ela é a camada visível do cabo de fibra óptica e o que cobre as demais estruturas.
O revestimento de proteção é feito de um material resistente e flexível, como plástico, e tem a função de proteger todas as camadas internas da fibra, como núcleo, revestimento e camada de revestimento externo, contra danos mecânicos, radiação e outras influências externas.
É essa estrutura avançada que torna a fibra óptica uma tecnologia ideal para transmissões de dados rápidos e confiáveis em grandes distâncias.
6 vantagens da fibra óptica
Tanto se fala em internet fibra óptica por vários motivos, mas os principais são os indicados a seguir:
1 – Alta velocidade: A tecnologia oferece velocidades de transmissão de dados muito superiores às tecnologias mais antigas, como cabos de cobre, permitindo conexões de internet ultrarrápidas;
2 – Maior capacidade de transmissão: A fibra óptica pode transportar muito mais dados ao mesmo tempo, o que a torna ideal para suportar grandes volumes de tráfego de internet e serviços como streaming e videoconferências, por exemplo;
3 – Baixa perda de sinal: A perda de sinal é mínima, mesmo em longas distâncias;
4 – Livre de interferências: Ao contrário dos cabos de cobre, a fibra óptica não sofre interferências de sinais elétricos até chegar na sua casa, tornando a transmissão de dados mais estável e sem ruídos;
5 – Maior segurança: A transmissão de dados é mais difícil de ser interceptada, ou seja, você tem uma comunicação com internet mais segura;
6 – Resistente a condições ambientais: O cabo não é afetado por fatores como umidade, temperatura ou corrosão.
Graças a essas vantagens, a fibra óptica é a melhor tecnologia atual para uso da internet.
Ainda não é cliente fibra óptica da Desktop?
Na Desktop, é muito fácil e rápido ter um plano de internet fibra óptica.
Para isso, basta acessar o site da Desktop.
Depois de escolher a sua cidade, é só escolher o melhor plano de internet para você.
Na Desktop, você tem a certeza de ter uma conexão 100% fibra óptica.
Para contratar, é só clicar em “Assine já” e você será direcionado(a) para nossa loja online.