O nome pode não ser tão comum, mas o firmware é o responsável por diversas ações do seu computador e demais dispositivos eletrônicos.
Você sabia que é graças ao comando do firmware que o seu computador ligou hoje e o seu celular mantém uma comunicação direta com o roteador?
Para entender o que é esse tal de firmware e porque você deve atualizá-lo, confira neste post:
O que é firmware
Como o firmware funciona
Por que atualizar o firmware?
Quando atualizar?
Como atualizar
Vamos nessa?
Afinal, você não pode mais usar o firmware na versão antiga.
O que é firmware?
Firmware é um tipo de software que fornece informações para que um hardware funcione.
Complicado? Calma que a gente te explica.
Na prática, o firmware é um programa que contém códigos que ficam armazenados em pequenos chips na memória da máquina, como se fosse um manual de instruções embutido, que explica o que aquele aparelho deve fazer para funcionar.
Imagine que você comprou um mouse para o seu notebook, o firmware, tanto do mouse quanto do notebook, é o responsável pela interação entre as duas peças para que elas funcionem.
Na verdade, sem o firmware, o seu computador, por exemplo, nem ligaria.
Mas ligar e desligar é apenas uma das funções do firmware. A seguir, tem mais detalhes sobre ela e as demais.
Vamos conferir?
Como o firmware funciona
As principais funções do firmware são:
1 – Inicialização do sistema: Ele executa o processo de inicialização do dispositivo ao configurar o hardware e carregar o sistema operacional para que tudo funcione corretamente;
2 – Controle do hardware: O firmware gerencia a operação de componentes físicos, como processadores, memória e interfaces de entrada/saída;
3 – Comunicação: Ele é o responsável por manter a comunicação entre diferentes partes do máquina e, inclusive, entre a máquina e seus programas;
4 – Gerenciamento de recursos: O firmware coordena o uso dos recursos do sistema, como o gerenciamento de energia e a alocação de memória;
5 – Atualizações e correções: Ele permite a atualização do dispositivo para corrigir falhas, melhorar o desempenho ou adicionar novas funcionalidades;
6 – Segurança: O firmware também implementa medidas de segurança básicas para proteger o dispositivo contra acessos não autorizados e ataques.
E você já parou para imaginar como tudo isso funciona dentro de uma máquina?
É mais ou menos assim:
Localização
Por ser necessário para o funcionamento de qualquer eletrônico, o firmware é instalado durante o processo de produção da máquina, geralmente embutido na memória de leitura e dificilmente consegue ser alterado pelo usuário final.
Atualizações
Embora o firmware faça parte e seja embutido nos dispositivos, ele pode (e deve!) ser atualizado. Logo vamos falar mais sobre o assunto, mas, no geral, a atualização é necessária para corrigir bugs, melhorar a funcionalidade ou até adicionar novos recursos.
Onde pode ser encontrado
Vários equipamentos têm firmware, entre eles roteadores, computadores, smartphones e tablets, impressoras, câmeras digitais, televisores, geladeiras inteligentes, equipamentos de áudios e vídeo, e até carros.
É, o firmware é mais importante do que podemos imaginar. Por isso, precisa de atenção.
Por que atualizar o firmware?
Atualizar o firmware não é uma regra, mas pode trazer muitos benefícios para a conexão. Entre as vantagens podemos considerar:
1 – Correção de bugs: talvez esse seja o motivo que você vê com mais frequência quando o assunto é atualizar o firmware. Isso porque, durante a atualização, há correção de erros e falhas que possam afetar o desempenho do dispositivo;
2 – Melhoria de desempenho: por falar em performance, novas versões de firmware podem otimizar o funcionamento do hardware e melhorar a eficiência geral, além de adicionar novas funcionalidades ou recursos ao dispositivos;
3 – Mais segurança: a atualização do firmware também pode corrigir vulnerabilidades de segurança e proteger os seus equipamentos de ameaças e ataques;
4 – Compatibilidade: é por meio da atualização que os seus dispositivos podem melhorar a compatibilidade com outros sistemas operacionais.
Mas antes de sair por aí atualizando o firmware de todos os seus equipamentos, atenção!
- Leia as notas sobre a atualização: avalie se a atualização indicada irá atender às suas necessidades;
- Siga corretamente as instruções: siga o passo a passo indicado pelo fornecedor para a atualização e jamais desligue o equipamento enquanto estiver atualizando.
Uma atualização parcial pode corromper o firmware e prejudicar o funcionamento da sua máquina; - Faça o backup: antes de seguir com a atualização, faça o backup das configurações e dados importantes que estão no seu dispositivo.
E, quando atualizar?
A frequência com que você deve atualizar o firmware varia conforme vários fatores, entre eles: o tipo de dispositivo, as suas necessidades e até a disponibilidade de novas atualizações, estas sempre ofertadas pelo fabricante.
A seguir temos algumas orientações gerais para te ajudar a decidir quando atualizar o firmware:
1 – Crie uma rotina de verificação
A cada três meses, pesquise se o fabricante do seu dispositivo disponibilizou alguma atualização para melhorar o desempenho e corrigir vulnerabilidades.
Adote essa rotina para aparelhos mais críticos como roteadores e sistemas de segurança.
2 – Atualização de segurança
Caso uma nova versão do firmware seja disponibilizada para corrigir falhas de segurança, faça a atualização imediatamente. Desta forma, você protege a sua máquina de ameaças virtuais.
3 – Avalie o desempenho
Se você estiver com problema de funcionalidade, desempenho ou comportamento estranho da máquina, verifique se existe uma atualização disponível. Em alguns casos pode haver novos recursos que irão ajudar.
4 – Considere a vida útil do equipamento
Se o fabricante parar de fornecer atualizações para um dispositivo, programe-se para trocá-lo em breve.
Afinal, ele ficará desatualizado em relação a novos suportes de segurança e funcionalidade.
Como atualizar?
Atualizar o firmware normalmente é um processo simples, confira a seguir:
Atualização automática
Muitos dispositivos têm a capacidade de verificar e instalar as atualizações de forma automática, isso sempre que estiverem conectados à internet. Em outros casos, você receberá uma notificação para concordar ou não com a atualização. Isso acontece com smartphones, tablets e computadores.
Acesse o site do fabricante
Caso o seu equipamento não tenha atualização automática ou o aviso dela, acesse o site oficial do fabricante e verifique se existem atualizações disponíveis para seguir. Para isso, você precisa informar algum dado do aparelho, como número de série do roteador, por exemplo. Normalmente essas atualizações são gratuitas.
Reinicie o equipamento
É comum após a atualização que o aparelho se reinicie de forma automática, mas, caso não ocorra, você pode fazê-la manualmente. Após essa tarefa, verifique a conexão do equipamento com a internet e teste suas funcionalidades, para certificar-se de que a atualização foi concluída com sucesso.
Viu só como o firmware é importante e fácil de ser atualizado?
Com o software em dia, você garante a segurança e a melhor performance do seu equipamento.
Gostou da dica? Compartilhe este post com o seu amigo ou amiga e fique conectado no Blog da Desktop. Tem conteúdo novo toda semana!