Quando foi a última vez que você fez a limpeza do computador?
A gente sabe que a prática nem sempre é comum, mas manter o seu equipamento limpo pode ter várias vantagens.
Por isso, neste post você vai conferir:
– Por que fazer a limpeza do computador?
– Com que frequência devo fazer a limpeza do computador?
– Produtos que devem ser evitados
– Como fazer a limpeza do computador
Como limpar o mouse
Como limpar o monitor
Tire a sujeira dos cabos
Como limpar o teclado
Limpeza do teclado avançada
A limpeza do gabinete
Vamos nessa?
Por que fazer a limpeza do computador?
Limpar o computador é importante por vários motivos. A seguir a gente te explica os quatro principais:
1 – Garantir mais desempenho: o acúmulo de poeira e sujeira pode obstruir peças fundamentais para o funcionamento da máquina, como as ventoinhas e os dissipadores de calor. O resultado é o superaquecimento do sistema.
2 – Prolongar a vida útil da máquina: manter o computador limpo prolonga a vida útil dos seus componentes e evita descartes desnecessários de algumas peças.
3 – Evitar falhas do sistema: quando a sujeira fica acumulada pode interferir no funcionamento de componentes eletrônicos e até causar curtos-circuitos.
4 – Manter a higiene: além dos benefícios do desempenho do computador, manter o equipamento limpo evita o contágio de doenças – no caso de máquinas compartilhadas – e contribui para manter o ambiente limpo.
Viu só como é importante adotar esse hábito na sua rotina? Mas, de quanto em quanto tempo é indicado limpar o computador?
Vem que a gente te explica.
Com que frequência devo fazer a limpeza do computador?
A frequência varia de acordo com alguns fatores:
1 – Ambiente: se o computador estiver em um ambiente com muita poeira, seja em casa ou no trabalho, a frequência deve ser maior;
2 – Uso da máquina: também é importante avaliar o uso do computador. Gamer e pessoas que ficam muito tempo conectadas devido ao trabalho ou por diversão, devem se organizar para sempre manter o equipamento limpo;
3 – Animais de estimação: os pets, por natureza, são curiosos, mas a quantidade de pelo e detritos que eles possam deixar no ambiente e, consequentemente, na máquina deve estar relacionado à frequência da limpeza.
No geral, a limpeza física do computador deve ser feita a cada três ou seis meses, pensando nessa prática regular como manutenção preventiva.
Mas, se você notar que o computador tem ficado empoeirado ou superaquecido, programe-se para fazer a higienização.
Produtos que devem ser evitados
Ao limpar o computador, tão importante quanto fazer a higiene correta é evitar o uso de alguns produtos, já que eles podem causar danos tanto aos componentes eletrônicos quanto à superfície do dispositivo.
Por isso, não use:
1 – Água: em contato direto com a máquina ou no pano encharcado pode danificar os componentes eletrônicos que vão sofrer direto com a umidade;
2 – Produto de limpeza abrasivo: na lista, podemos considerar álcool isopropílico, amônia, solventes e limpadores multiuso. Todas essas opções podem danificar os revestimentos protetores e até os componentes internos do computador;
3 – Aerosóis: aqui vale tanto sprays de limpeza quanto sprays de ar comprimido. O alerta é necessário devido a substâncias que podem danificar os componentes eletrônicos do computador;
4 – Aspiradores de pó: o uso até parece ser uma boa ideia, mas a força do ar pode danificar componentes eletrônicos sensíveis;
5 – Panos ásperos ou de papel: evite tecidos ásperos e até toalhas de papel. Esses materiais podem arranhar a superfície do computador ou deixar resíduos durante a higienização.
Pronto, agora que você já sabe a importância, a frequência e o que evitar, é hora de aprender sobre a higienização correta do computador.
Como fazer a limpeza do computador
A limpeza física do computador envolve a remoção de sujeira, poeira e detritos que ficam acumulados em componentes internos e externos do dispositivo.
Para a higienização correta, siga as orientações abaixo:
Como limpar o mouse
Para a limpeza do mouse, primeiro desligue o equipamento, seja do fio ou do conector.
Use um pano de microfibra e uma mistura com 70% de álcool isopropílico e 30% de água.
Umedeça o pano na mistura, mas não deixe o tecido molhado e nem espirre o líquido direto no equipamento. Passe o pano em toda a parte externa do mouse.
Se o modelo do mouse tiver bolinha, abra o compartimento para tirar a bolinha e, com um palito de dente, remova a crosta de resíduos, e feche novamente o equipamento.
Para finalizar, passe um pano seco sobre o mouse antes de ligá-lo.
Como limpar o monitor
Depois do mouse, vamos seguir com a limpeza do monitor. Primeiro, verifique se o aparelho está desligado.
Com um pano seco, remova o máximo possível de sujeira. Mas atenção, não aplique muita força, pois pode danificar a tela. Depois, caso haja algum resquício de sujeira, umedeça o pano na água e passe levemente.
Você também pode usar uma solução apropriada para telas de monitor, conforme indicação do fabricante.
Para finalizar, passe novamente um pano seco e religue o equipamento.
Tire a sujeira dos cabos
A limpeza dos cabos é mais simples, porém necessária.
Com os fios desconectados, passe um pano úmido e na sequência passe um pano seco. Evite limpar as partes metálicas, pois, quando úmidas, podem causar problemas com eletricidade.
Como limpar o teclado
Existem duas formas de limpar o teclado do computador. A primeira é uma limpeza básica e a segunda, uma limpeza mais avançada.
Para a limpeza básica, verifique se o teclado está desligado e leve-o para uma superfície onde fique fácil manuseá-lo.
Vire o teclado de ponta-cabeça e sacuda-o para remover a sujeira. Se preferir, pode até dar uns tapinhas leves na parte traseira do equipamento.
Para remover a sujeira entre as telas, use ar comprimido em lata ou um secador de cabelo com ar frio. Mas, mantenha uma distância entre o teclado e o secador, para não danificar nenhuma peça.
Sabe a mistura de 70% de álcool isopropílico e 30% de água usada para limpar o mouse? Pode usá-la no teclado também.
E por fim, passe um pano seco.
Limpeza do teclado avançada
Se você já viu alguém remover as teclas do teclado, saiba que está fazendo uma limpeza avançada, ou seja, uma verdadeira faxina do equipamento.
Mas atenção, este procedimento é mais arriscado e delicado.
Caso deseje seguir, primeiro registre a posição de cada tecla – pode ser uma foto com o celular.
Depois, com ajuda de uma chave de fenda para fazer uma alavanca, retire cada tecla. Cuidado, pois as peças são delicadas.
Agora, passe o ar comprimido ou o secador de cabelo para expelir a sujeira e limpe as teclas, uma a uma. Passe o pano úmido em toda a superfície do equipamento e recoloque as teclas no lugar.
A limpeza do gabinete
Esta é a parte mais importante e também a mais difícil na hora da limpeza do computador. Todos os componentes fundamentais para a máquina funcionar estão dentro do gabinete, por isso, para começar: confirme que todos os cabos estão desconectados e o CPU desligado.
Remove as partes traseira, frontal e laterais. Alguns computadores têm essas partes encaixadas e outros com parafusos, então pode ser que você precise de uma chave de fenda. Essas partes podem ser limpas com um pano úmido e na sequência um pano seco.
Quanto a parte interna, se você souber remontar a máquina, vale a pena desencaixar as placas e peças e realizar uma limpeza mais minuciosa.
Caso você não se sinta seguro, não tem problema. Use um pincel para retirar a poeira, principalmente na ventoinha do processador.
O ar comprimido, com sopradas curtas, também ajuda na limpeza. Depois de tudo limpo, feche o gabinete.
Pronto, agora sua máquina está preparada para o uso. Gostou das orientações? Compartilhe este post com seu amigo ou amiga.