O roteador é o dispositivo responsável por transmitir o sinal de internet por toda a casa.
Mas, quando uma luz vermelha acende, significa que a principal função do aparelho está comprometida, ou seja, a sua conexão de internet ficará instável e até mesmo sem sinal.
Mas calma porque a luz vermelha no roteador é um problema bastante comum e fácil de resolver.
Então, neste post, você vai entender o que quer dizer esse sinal vermelho e como resolver o problema.
Vamos continuar a leitura?
O que significa a luz vermelha no roteador?
A luz vermelha em um roteador pode indicar diferentes situações dependendo do modelo do aparelho e do problema.
Geralmente, ela tem relação com:
Conexão de internet fraca
Quando a luz vermelha fica piscando é um sinal de problema no cabo ou na configuração, sendo as principais causas erro de rede ou falta de atualização do software. Normalmente você irá perceber que a conexão está oscilando.
Conexão de internet perdida
A luz vermelha pode ser um sinal de que existe alguma falha no processo da transmissão do sinal da internet. Neste caso, a luz fica acesa de forma contínua.
Todo roteador tem luz vermelha?
E se você parou para pensar se o seu roteador também tem a luz vermelha, saiba que não, nem todos os roteadores são assim. A presença e as cores dos LEDs variam entre os modelos e fabricantes de dispositivos.
Alguns roteadores, por exemplo, podem ter apenas LEDs nas cores verde, amarelo e branco.
Então, para identificar com precisão o significado da luz vermelha no seu roteador ou das demais cores, é recomendável consultar o manual do usuário, fornecido pelo fabricante do dispositivo.
Caso você não tenha o manual físico, pode acessar o site da fabricante e pesquisar pelo manual digital.
Mas, para resolver a questão o quanto antes, a Desktop separou abaixo ações que você deve seguir para solucionar o problema.
Como resolver a luz vermelha no roteador?
Existem seis formas de resolver o problema da luz vermelha no roteador e melhorar o sinal da conexão.
1 – Verifique os cabos
Certifique-se de que todos os cabos e a fonte de alimentação estejam conectados da forma correta tanto no roteador quanto nos dispositivos correspondentes, como computador e aparelho de televisão.
Verifique também se as extremidades dos cabos não estão danificadas ou dobradas. Às vezes, um cabo solto ou danificado pode ser a causa do problema. Se necessário, troque-o.
2 – Reinicie o roteador
Reiniciar o modem é uma ação simples e bastante eficaz para solucionar problemas de conectividade e de luz vermelha. Para fazer, isso basta tirar o equipamento da tomada e ligá-lo novamente.
Mas atenção, depois de retirar o roteador da tomada, aguarde de 30 segundos a 1 minutos antes de ligá-lo.
O procedimento limpa a memória e o cache do aparelho e resolve problemas temporários de software e configurações.
3 – Observe a interferência de outros dispositivos
Já falamos aqui no Blog sobre os inimigos do Wi-Fi e são justamente esses eletrônicos que podem prejudicar o funcionamento do roteador.
Por isso, certifique-se de que o equipamento esteja posicionado no lugar correto para transmitir o melhor sinal de internet para a sua casa.
4 – Restaure a configuração padrão do roteador
O procedimento conhecido como “reset” ou “reinicialização de fábrica” pode resolver o problema da luz vermelha.
Para isso, acesse o painel do administrador e digite o endereço de IP do roteador. Se o seu equipamento tiver, informe o login e senha, e procure a opção “reconfigurar roteador”.
Você também pode fazer isso ao pressionar o botão de “reset” no roteador, que normalmente fica localizado na parte de trás do dispositivo.
Mas lembre-se: essa ação apagará todas as configurações personalizadas do aparelho.
5 – Atualize o firmware
O firmware é um software que executa funções básicas de entrada/saída e possibilita que um dispositivo converse com outros.
Ao atualizar o firmware, o aparelho corrige bugs, problemas no software e até vulnerabilidades de segurança.
6 – Verifique a conexão com a internet
Se, mesmo depois de tentar todos os procedimentos anteriores, a luz vermelha persistir, é hora de verificar a conexão com a internet.
Na Desktop, você pode entrar em contato pelo telefone 0800 100 3100 ou WhatsApp (19) 3514-3100.
A nossa equipe técnica fará um teste, de forma remota, para analisar a qualidade da conexão e, caso seja identificado algum problema, uma visita técnica será agendada.
Agora que você já sabe o que fazer em caso de luz vermelha no roteador, compartilhe este post com seu amigo ou amiga que adora ficar conectado.