Em um mundo hiperconectado, ter uma internet rápida se tornou uma necessidade básica.
Mas, você sabia que nem sempre uma conexão lenta está relacionada à rede que leva o sinal até a sua casa?
Existem diversos motivos que podem interferir na velocidade da internet, e a boa notícia é que dá para melhorar – e muito – a experiência online.
A seguir, separamos seis dicas que, na verdade, são boas práticas, que você pode adotar para deixar a internet mais rápida. Confira e não se esqueça de colocar a última em ação!
1 – Verifique a posição do roteador
Onde está localizado o seu roteador?
O lugar em que o equipamento foi colocado pode ser o motivo de uma internet ruim.
Isso porque o Wi-Fi é uma conexão sem fio, que usa ondas de rádio ou ondas eletromagnéticas para levar o sinal até o computador, TV, celular ou outro dispositivo.
Só que se, por acaso, no meio desse caminho, tiverem muitas barreiras, como paredes, móveis e outros eletrônicos, o alcance e a qualidade da conexão ficam comprometidos.
Por isso, deixe sempre o roteador em um ponto estratégico, no centro da casa.
2 – Use um repetidor de sinal
Se na sua casa o roteador já está bem posicionado e mesmo assim você sempre se pergunta “Como melhorar a minha internet”, uma solução pode ser o uso do repetidor de sinal.
O equipamento, como o nome já diz, repete o sinal do Wi-Fi, sendo útil para distribuir a internet em casas grandes ou de andares. Afinal, o repetidor é a tecnologia que substitui o cabo extensor.
3 – Reinicie o modem
Talvez você já tenha pensado que reiniciar o modem seja conversa fiada, mas a verdade é que esta é quase que uma regra universal no mundo da tecnologia.
É possível aumentar a velocidade da internet ao reinicializar o modem, porque, em alguns casos, o dispositivo fica tão sobrecarregado ao desempenhar suas funções que fica lento. É como um congestionamento de carros: não tem fluxo.
Então, ao desligar o modem e depois religar, o sistema volta ao estado inicial, melhorando a conexão.
Vale lembrar que é preciso desligar o modem, esperar de 10 a 30 segundos e só depois religar. Esse tempo é necessário para descarregar a energia dos transistores e atualizar a memória RAM.
Vamos para a próxima dica?
4 – Reinicie o computador
Aqui, vale a mesma regra do modem. E a justificativa também é parecida, mas tem um detalhe extra.
Ao reiniciar o computador, há otimização de desempenho do equipamento, correção de erros do sistema e até instalação de novas atualizações, caso a máquina identifique que seja necessário.
Por isso, sempre que notar que estiver com problema de conexão, lembre-se desta dica e reinicie seu computador para deixar a internet mais rápida.
Além disso, toda vez que receber a notificação de atualização do sistema, nada de adiar. Aceite o quanto antes para melhorar o equipamento.
5 – Tenha um bom antivírus
Os vírus e malwares são softwares criados intencionalmente para causar danos a computadores e celulares, e afetam o aparelho eletrônico de diversas formas, inclusive com a conexão.
Para resolver o problema, tenha sempre um antivírus ativo. O antivírus é o programa que vai detectar, impedir e remover vírus que possam invadir o computador ou os dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Mas atenção ao sistema de escaneamento. Isso porque muitos programas são configurados para fazer a varredura em segundo plano, o que também pode causar lentidão no sinal.
Para resolver a situação, configure o antivírus para realizar a limpeza da máquina em um momento em que ninguém esteja utilizando. Ao seguir esta dica, também é possível melhorar a velocidade da internet.
6 – Limpe o cache do seu navegador
Você já deve ter ouvido falar dele e, cá entre nós, há quanto tempo não limpa o cache do seu computador? Te avisamos que essa dica não poderia ficar de fora.
O cache nada mais é do que um depósito de informações e funciona assim: ao visitar com frequência um site, algumas informações ou fragmentos da página ficam guardados no sistema para facilitar o próximo acesso.
Até aqui tudo bem, afinal, o cache é importante.
Porém, o excesso de cache, ou seja, de informações que ficam armazenadas no sistema, embaralham o processo, diminuem a performance e deixam o carregamento mais lento.
Para melhorar a velocidade da internet, se organize para limpar o cache com frequência.
Como limpar o cache no Google Chrome:
- No computador, abra o navegador de internet. Aqui, vamos explicar como fazer isso no Google Chrome.
- No canto superior direito, clique em “Mais”, representado por três pontos na vertical.
- Agora, clique em “Mais ferramentas” e depois em “Limpar dados de navegação”.
- Em “Período”, escolha um intervalo de tempo para remover o cache. Caso queira excluir tudo, selecione “Todo o período”.
- Escolha os itens que deseja remover. É importante selecionar “Cookies e outros dados do site” e “Imagens e arquivos armazenados em cache”.
- Clique em “Remover dados”. Pronto! Os caches já foram excluídos.
Viu como é fácil melhorar a velocidade da internet e ter uma nova experiência de conexão?
E se você quer saber mais sobre o assunto, confira o vídeo que preparamos com mais três dicas de como melhorar a velocidade da internet por meio do Wi-Fi.
Para compartilhar as boas práticas, é só clicar abaixo.