A indústria tecnológica é uma das mais inovadoras e impactantes da atualidade e as mulheres tem um papel importante quando falamos em tecnologia.
É verdade que ainda é comum encontrarmos, em sua maioria, profissionais do gênero masculino no segmento, não é mesmo?
Porém, saiba que, há anos, as mulheres se destacam neste mercado e têm uma contribuição fundamental.
Por isso, hoje, trouxemos 15 mulheres importantes na tecnologia para você conhecer mais sobre elas e seus feitos.
Continue a leitura e confira!
Por que falar de mulheres na tecnologia?
Entre as histórias que separamos sobre mulheres inspiradoras na área da Tecnologia, você vai conferir que, há anos, elas contribuem para descobertas e aprimoramento de sistemas que melhoram o nosso dia a dia.
No entanto, mesmo assim, as mulheres ainda são minoria no mercado de trabalho e até hoje recebem salários mais baixos, quando comparado aos homens.
Um estudo feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo portal Futurecom Digital, por exemplo, concluiu que as mulheres na TI representam apenas 20% dos cargos no Brasil.
Segundo a Catho, site de classificados de vagas de emprego, as profissionais mulheres na tecnologia ganham até 34% menos que homens, ocupando os mesmos cargos e realizando as mesmas funções.
Mas, apesar da diferença financeira e pouca representatividade, elas sempre estiveram lá e vão continuar fazendo história.
Conheça agora 15 mulheres importantes na tecnologia.
15 mulheres que revolucionaram a tecnologia
Conhecer os feitos de mulheres na tecnologia também é uma forma de incentivar outras garotas a ocuparem esse espaço e quebrar estereótipos que o tornam majoritariamente masculino.
Então, vamos nessa:
1 – Ada Lovelace
Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa que viveu no século XIX. Ela é conhecida como a primeira programadora da história, além de ser considerada uma das principais pessoas a compreender o potencial da tecnologia.
2 – “As garotas do ENIAC”
Marlyn Wescoff, Fran Bilas, Kay McNulty, Ruth Lichterman e Adele Goldstine ficaram conhecidas como “as garotas do ENIAC”.
Esse grupo de mulheres na tecnologia foi responsável por dar instruções para realizar cálculos no Electrical Numerical Integrator and Computer (ENIAC), o primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo.
3 – Irmã Mary Kenneth Keller
A irmã Mary Kenneth Keller foi uma religiosa e estudiosa da informática, sendo a primeira mulher a receber o título de doutora em Ciências da Computação.
Ela escreveu vários livros sobre programação que até hoje servem de referência na área.
4 – Jean Sammet
Jean Sammet trabalhou na International Business Machines Corporation (IBM) e desenvolveu a FORMAC, primeira linguagem de programação voltada para a manipulação de fórmulas matemáticas.
5 – Grace Hopper
Grace Hopper foi uma das criadoras da linguagem Common Business Oriented Language (COBOL) para computadores, em 1959. Imagine só que essa é uma linguagem considerada de alto nível e usada até hoje no mundo corporativo.
6 – Karen Sparck Jones
Karen Sparck Jones inovou ao criar a “frequência inversa do tempo”, esse conceito permite o funcionamento de sistemas de busca, como o próprio Google.
7 – Carol Shaw
Criadora do famoso jogo River Raid, Carol Shaw foi a primeira mulher a trabalhar na indústria de games. Ela atuou por anos na Atari, empresa precursora no setor.
Confira também Como melhorar o desempenho do PC para games
8 – Hedy Lammar
Hedy Lammar foi uma famosa atriz de cinema, que também trabalhou com tecnologia e inventou a base da tecnologia para aparelhos de comunicação sem fio. Se hoje você usa Wi-Fi, agradeça a Hedy!
9 – Elizabeth Smith Friedman
Conhecida como a primeira criptoanalista da América, Elizabeth Smith Friedman se destacou por quebrar um anel de espionagem nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.
10 – Roberta Williams
Ao lado do marido Ken, Roberta Williams criou a On-line Systems, que mais tarde passou a se chamar Sierra, uma das maiores empresas de jogos eletrônicos.
11 – Radia Perlman
Radia Perlman trabalhou no LOGO Lab no MIT Artificial Intelligence Laboratory. Ela criou uma versão educativa da linguagem LOGO chamada TORTIS, com objetivo de ensinar crianças a programar.
12 – Frances Allen
Frances Allen foi pioneira no processo de converter software de codificação de alto nível para código executável em máquinas. Na prática, ela moldou a forma como interagimos com a tecnologia.
13 – Katherine Johnson
Katherine Johnson trabalhou para a NASA e dedicou-se aos cálculos da aeronave que levou o homem à Lua.
14 – Joan Clarke
Joan Clarke trabalhou na decodificação da ENIGMA, máquina usada na Segunda Guerra para que os nazistas alemães trocassem mensagens.
15 – Dorothy Johnson Vaughan
Dorothy Johnson Vaughan era matemática e trabalhou na National Advisory Committee for Aeronautics, a NACA, predecessora da NASA.
Já em 1949 ela foi a primeira mulher negra a ser promovida chefe de departamento da NASA.
Essas mulheres na tecnologia realmente tem histórias inspiradoras, concorda?
Se você também curtiu este post, aproveite e compartilhe nas suas redes sociais, para que mais pessoas conheçam o feito dessas mulheres! Até a próxima!