Os roteadores foram criados para compartilhar a conexão de internet entre vários dispositivos. Ao longo dos anos, eles evoluíram para oferecer uma melhor performance, com maiores taxas de transferência de dados e recursos adicionais.
A rede mesh faz parte desses avanços e é uma forma de roteamento que permite ampliar a cobertura de rede Wi-Fi, tornando-a mais estável e confiável.
Nessa tecnologia, não existe um roteador central, e sim vários interconectados que formam uma grande rede, a fim de cobrir uma área mais ampla e garantir uma boa conexão em todos os pontos da casa ou escritório.
Quer entender o que é rede mesh e quais são as suas vantagens e desvantagens? Então, acompanhe a leitura com a gente!
O que é uma rede mesh?
Podemos definir a rede mesh como um grupo de roteadores interconectados que trabalham juntos para fornecer uma ampla cobertura Wi-Fi.
Nesse caso, ao invés de usar apenas um roteador central, a rede mesh utiliza diversos “nós” espalhados pela área que precisa ser coberta, criando uma grande rede Wi-Fi.
Com o mesh é possível ampliar a cobertura de Wi-Fi, com qualidade e estabilidade, sem a necessidade dos dispositivos ficarem próximos de um roteador central.
Isso faz com que os dados sejam roteados de forma mais eficiente, resultando em uma conexão mais estável e confiável em todos os pontos da área coberta.
Podemos comparar a rede mesh a uma cobertura de telefonia celular. Assim como os aparelhos celulares se conectam em diferentes antenas de acordo com a localização, sem a interferência do usuário, a rede mesh também possibilita que os dispositivos fiquem conectados ao “nó” da rede mesh com o melhor sinal.
Além disso, as redes mesh oferecem recursos adicionais, como balanceamento de carga e roteamento inteligente de dados, para maximizar a performance da rede.
Para que serve o roteador mesh?
O objetivo principal do roteador mesh é oferecer uma maneira mais eficaz de conectividade com a internet, garantindo que a rede seja aumentada sem causar prejuízos no desempenho.
Diferenças entre o roteador tradicional e o mesh
Existem algumas diferenças entre o roteador mesh e o tradicional que podem impactar na hora de escolher entre eles. Confira:
Roteador tradicional
O roteador tradicional se caracteriza por:
- Ter uma cobertura limitada;
- Ser fácil de configurar;
- Ter performance limitada;
- Custar mais barato.
Roteador mesh
Já roteador mesh se caracteriza por:
- Oferecer uma cobertura ampla, usando vários pontos interconectados;
- Ter uma performance maximizada;
- Ter um custo um pouco mais elevado;
- Possuir, em alguns casos, aplicativos dedicados, que tornam o uso mais simples para o usuário;
- Permitir que os dispositivos se conectem ao roteador com o melhor sinal, e alternem se necessário, caso o sinal fique menos potente.
Em geral, a escolha entre um roteador tradicional e uma rede mesh depende das necessidades específicas de cada usuário, que incluem cobertura, performance, preço e facilidade de uso.
Quais as vantagens e desvantagens de uma rede mesh?
Mas, será que investir na tecnologia mesh é realmente uma boa opção para você?
Na hora de decidir, o melhor a ser feito é analisar as vantagens e as desvantagens dela. Vamos conferir juntos?
Vantagens
Entre as principais vantagens da rede mesh, destacamos:
1. Ampla cobertura
Essa tecnologia utiliza vários roteadores interconectados para cobrir uma área mais ampla, resultando em uma cobertura de rede Wi-Fi mais estável e confiável.
Para quem trabalha em home office e divide a internet com a família, por exemplo, essa é uma característica que precisa ser considerada.
2. Performance melhorada
As redes mesh usam tecnologias avançadas para maximizar a performance da rede, como balanceamento de carga e roteamento inteligente de dados.
Esse ponto pode ser importante para aqueles que trabalham home office e necessitam de uma conexão de alta qualidade.
3 . Facilidade de uso
Normalmente, essas redes vêm com aplicativos dedicados para o seu gerenciamento, tornando-as fáceis de usar e configurar, mesmo para usuários sem conhecimento técnico.
4. Flexibilidade e escalabilidade
As redes mesh são flexíveis e escaláveis, permitindo que mais roteadores sejam adicionados, caso a cobertura precise ser ampliada ou a performance melhorada.
Isso é útil para empresas em crescimento constante, como as startups, por exemplo.
Desvantagens
Como desvantagem, a rede mesh a princípio possui um custo mais elevado em relação aos roteadores tradicionais, e a depender da rede, e para uma maior cobertura, será necessária a aquisição de mais pontos de acesso mesh, tornando a rede mais.
Conseguiu entender melhor o que é uma rede mesh?
Aproveite para colocar tudo na balança para decidir o que é necessário para o seu dia a dia.
Além disso, o que acha de conhecer os planos de internet Desktop e aumentar ainda mais seu desempenho na rede?
Confira tudo que temos para te oferecer no nosso site!
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog para se manter informado.
Até a próxima!