O que é um podcast e como produzir?

O podcast tem agradado públicos diversos e conquistado cada vez mais adeptos

08/08/2023 10 min.

Um homem, sentado, gravando um podcast. A sala tem diversos equipamentos, uma estrutura de madeira e algumas plantas sobre a mesa.

O consumo de conteúdo digital tem crescido significativamente, principalmente com a popularização dos smartphones e a facilidade de acesso à internet. Por isso, vale a pena você entender o que é um podcast.

Isso porque o formato tem se destacado como uma das principais formas de produção e distribuição de conteúdo em áudio. Com a possibilidade de abordar uma infinidade de temas, o podcast tem agradado públicos diversos e conquistado cada vez mais adeptos.

Neste artigo, abordaremos o que é um podcast, suas principais características e como produzir conteúdo nesse formato. Se você está interessado em explorar esse universo continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber para começar a produzir podcasts de qualidade!

O que é um podcast?

Um podcast é uma mídia digital em formato de áudio, que pode ser baixada ou transmitida pela internet para ser ouvida em qualquer momento e lugar.

Geralmente, eles têm um formato episódico, com duração que pode variar de alguns minutos até algumas horas, e abordam uma ampla gama de assuntos, desde entretenimento, cultura e esportes, até notícias, educação e tecnologia.

O termo “podcast” surgiu da combinação das palavras “iPod” (um dispositivo da Apple para reprodução de música lançado no início dos anos 2000) e “broadcast” (transmissão de conteúdo).

No entanto, atualmente, os podcasts podem ser ouvidos em qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphones, tablets e computadores.

Duas mulheres sentadas, à frente delas um microfone de gravação. Elas estão gravando um podcast.
Antes de começar a produção do seu podcast, vale entender melhor o que é um podcast e quais editorias você pode escolher

Para que serve?

Os podcasts são uma forma de produzir e consumir conteúdo de maneira mais flexível e personalizada, pois o ouvinte pode escolher o que quer ouvir e quando quer ouvir.

Além disso, o formato permite que os produtores de conteúdo alcancem um público mais amplo e diverso, sem as limitações geográficas e de tempo que os meios de comunicação tradicionais costumam ter.

Como se faz um podcast?

Após entender o que é um podcast, você deve estar se perguntando o que precisa para produzir um podcast. Pode parecer um processo complexo, mas com o planejamento e os equipamentos certos, é possível criar um conteúdo de qualidade e agradar ao seu público.

A seguir, segue um passo a passo resumido para a produção de um podcast!

Escolha o tema

O primeiro passo é definir o assunto que será abordado em seu podcast.

É importante escolher um assunto que você tenha conhecimento e interesse, além de ser relevante para o seu público.

Escolha o formato

Em seguida, determine qual será o formato do seu podcast. Ele pode ser entrevistas, monólogos, debates, roteiros, entre outros.

Essa escolha influenciará na estrutura do episódio e na dinâmica das conversas.

Pesquise e defina os convidados

Caso o formato do seu podcast envolva entrevistas ou debates, pesquise possíveis convidados que possam agregar valor ao seu conteúdo.

Entre em contato com eles e organize a agenda de gravações.

Determine a frequência e o número de episódios

Defina a periodicidade do seu podcast e quantos episódios você pretende produzir.

É importante estabelecer uma frequência que seja viável para você e que atenda as expectativas do seu público.

Escolha programas e equipamentos de gravação

Para a gravação do seu podcast, é necessário ter um microfone de qualidade, um computador ou dispositivo de gravação, e um software de edição de áudio.

Existem diversas opções de programas e equipamentos no mercado. Avalie qual melhor se adequa às suas necessidades e gastos.

Escolha a plataforma de publicação

Há diversas plataformas para publicação de podcasts, como o Spotify, o Apple Podcasts, o Google Podcasts, entre outros.

Escolha a que mais se encaixa com o seu público e faça o upload dos episódios. Você pode, inclusive, publicar o conteúdo em mais de uma plataforma.

Poste e divulgue nas redes sociais

Após a publicação, é importante divulgar o seu podcast nas redes sociais e em outros canais de comunicação que você utiliza.

Compartilhe o link e peça para que seus seguidores deixem suas opiniões e sugestões.

Um estúdio de gravação de podcast.
Investir em equipamentos garante mais qualidade para o seu podcast, o que ajuda a conquistar novos públicos

Checklist de produção do podcast

Para que você possa realizar o seu podcast com facilidade, fizemos um checklist, resumindo os passos anteriores. Veja:

  1. Escolher o tema;
  2. Escolher o formato;
  3. Pesquisar e definir os convidados;
  4. Determinar a frequência e o número de episódios;
  5. Escolher programas e equipamentos de gravação;
  6. Escolher a plataforma de publicação;
  7. Postar e divulgar nas redes sociais.

Qual é o podcast mais ouvido do Brasil?

Agora que você já entende melhor o que é e como fazer um podcast, deve estar curioso para conhecer mais conteúdos que exploram esse formato, certo? Qual deles, por exemplo, é o mais ouvido do Brasil?

Não há uma resposta definitiva para qual é o podcast mais ouvido no Brasil, pois isso pode variar de acordo com a fonte e a metodologia de pesquisa utilizada.

No Spotify, por exemplo, o podcast mais ouvido em 2022 foi o PodPah, programa de entrevistas liderado por Igão e Mítico.

Outros podcasts que figuram na lista de mais ouvidos na maior plataforma de streaming de áudio são: A Mulher da Casa Abandonada, Mano a Mano, Café da Manhã e Psicologia na Prática.

Curtiu saber mais sobre o que é um podcast?

Então, fiquei conectado ao nosso blog. Toda semana tem conteúdo novo para você!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR