O que é VPN e para que serve?

Saiba por que a VPN deixa a sua navegação mais segura

28/11/2024 12 min.

Você já deve ter ouvido esse termo, mas já parou para pensar o que é uma VPN e para que ela realmente serve?

Antes de sair por aí instalando uma VPN no seu computador ou celular, leia este post e entenda de vez o que essa tecnologia pode te oferecer e a forma certa de usá-la. Confira:

O que é VPN?
Como uma VPN funciona?
Quando usar uma VPN?
Quais são os benefícios de uma VPN?
Quais os tipos de VPN?
Como usar uma VPN?
E agora, computador com VPN e computador sem VPN?

Vamos nessa?

O que é VPN?

VPN, ou Rede Virtual Privada, é uma tecnologia que cria uma espécie de túnel seguro entre seu dispositivo e a internet.

Na teoria, a VPN criptografa seus dados e mascara o seu endereço IP, o que torna a sua navegação anônima e protegida contra possíveis invasores ou curiosos.

Na prática, isso significa que, ao usar uma VPN, suas informações pessoais, como dados bancários ou históricos de navegação, estão protegidas, especialmente em redes públicas, como Wi-Fi públicos de aeroportos e cafeterias.

Como uma VPN funciona?

A VPN funciona criando uma conexão segura e criptografada entre o seu dispositivo e a internet. Esse processo envolve três etapas:

1 – Criptografia de dados – Ao ativar a VPN, todas as informações que você envia ou recebe online são criptografadas, ou seja, transformadas em códigos que só podem ser decifrados pelo servidor VPN. Isso protege seus dados contra interceptação por terceiros, como hackers, provedores de internet ou aplicativos mal-intencionados.

2 – Redirecionamento do tráfego – Com a VPN ativa, seu tráfego de internet não vai diretamente para o destino final. Primeiro, ele passa por um servidor VPN localizado em outra região ou país. Esse servidor atua como um intermediário, mascarando seu endereço IP real e atribuindo a você um novo IP baseado na localização do servidor escolhido.

3 – Ocultação do endereço IP – O endereço IP é o registro do seu dispositivo na internet, revelando informações como sua localização geográfica. A VPN substitui seu IP real pelo IP do servidor VPN, ocultando sua identidade online e dificultando que sites ou serviços rastreiem suas atividades.

Quando usar uma VPN?

Use uma VPN sempre que precisar proteger sua privacidade, como nos casos abaixo:

1 – Ao utilizar redes Wi-Fi públicas – com os dados criptografados, você impede que hackers roubem informações sensíveis, como senhas ou dados bancários;

2 – Para proteger a sua privacidade – com a VPN ativa, você impede que qualquer pessoa saiba o que você está acessando;

3 – Acesso irrestrito a conteúdos – conecte-se a servidores de outros países e acesse conteúdos que vão além da sua base de localização geográfica;

4 – Uso corporativo ou trabalho remoto – a VPN é essencial para acessar servidores ou dados corporativos com segurança. Ela garante que as informações da empresa sejam transmitidas de forma protegida.

Quais são os benefícios de uma VPN?

Ao ativar a VPN, é como se você disfarçasse o seu tráfego de dados online, o que proporciona vários benefícios, como os listados abaixo:

Segurança online

A criptografia segura é uma tecnologia que protege informações, transformando os seus dados em um código, ou seja, se alguém interceptar os seus dados, não poderá entender ou usar esse conteúdo.

Acesso global

Quando você acessa à internet, os conteúdos, sites e serviços disponíveis são restritos a usuários da sua mesma região ou país. Essa limitação é determinada pelo endereço IP do usuário, que indica a sua localização.

No entanto, com a VPN, é possível contornar essas restrições, permitindo que os usuários acessem conteúdos de outras localidades.

Proteção ao trabalho remoto

Para quem trabalha home office, a VPN oferece uma segurança extra quando é necessário acessar arquivos importantes localizados na rede da empresa.

Neste caso, para obter acesso à rede, é necessário conectar a VPN que estará relacionada a servidores privados e usam métodos de criptografia, para então liberar o acesso e reduzir o risco de vazamento de dados.

Privacidade garantida

Com a VPN ativada, a sua localização real não pode ser determinada e a maioria dos serviços da VPN não armazena registro de atividades. Por isso, o seu tráfego fica praticamente oculto na web.

Quais os tipos de VPN?

Existem diferentes tipos de VPN, cada uma com funções e aplicações específicas. Os principais são:

VPN de acesso remoto

Esse tipo de VPN permite que usuários se conectem a uma rede privada de qualquer lugar, usando a internet. Esta VPN é utilizada, principalmente, para trabalho remoto, garantindo acesso seguro a servidores corporativos e recursos internos.

Leia também – 9 dicas para manter a produtividade no home office

VPN móvel

Projetada para dispositivos móveis, como smartphones, ela mantém uma conexão segura mesmo quando o usuário alterna entre diferentes redes, como Wi-Fi e dados móveis. É ideal para profissionais que trabalham em trânsito.

VPN corporativa

Desenvolvida especificamente para empresas, oferece maior controle, segurança e personalização de acessos em comparação às soluções tradicionais.

VPN para jogos

Embora a maioria das VPNs ofereça benefícios de segurança e privacidade, as VPNs para jogos são úteis para melhorar a experiência do jogo online, principalmente reduzindo a latência.

A Desktop é parceira do ExitLag, um software que elimina o lag, reduz a latência e diminui o ping. Acesse o site da Desktop e confira mais informações.

Como usar uma VPN?

Para usar uma VPN você precisa baixar ou instalar um aplicativo no seu computador ou smartphone. Existem vários serviços de VPN, tanto pagos quanto gratuitos.

A Kaspersky, empresa de antivírus parceria da Desktop, oferece seu próprio aplicativo de VPN, por exemplo.

Uma vez instalado, você sempre precisa ativar o serviço, ou seja, abrir o programa, fazer login e conectar à VPN para estar seguro.

LEMBRE-SE: você não precisa deixar a VPN habilitada o tempo todo. Use o recurso em situações específicas, como as listadas no tópico “Quando usar uma VPN?”.

Já para desativar uma conexão VPN, acesse novamente as configurações do software ou do aplicativo e desabilite o serviço.

E agora, computador com VPN e computador um sem VPN?

Usar uma VPN de maneira estratégica e prática melhora a sua segurança online, ou seja:

Sem VPN: O seu endereço de IP fica exposto, os seus dados não são criptografados e você está vulnerável a bloqueios geográficos e monitoramento.

Com VPN: Seus dados estão protegidos, você tem anonimato online, acesso a conteúdos restritos e maior segurança em redes públicas e privadas.

Viu só quantas vantagens uma VPN oferece?

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e amigas e acompanhe o blog da Desktop, que tem post novo toda semana!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR