Há tempos estamos acostumados a usar o Wi-Fi tradicional para nos conectar à internet e outros equipamentos, mas saiba que existe outra forma de conexão: é o Wi-Fi direct.
Essa tecnologia, apesar de começar com “Wi-Fi”, é mais próxima às funções do Bluetooth. E se você ainda não conhece suas indicações ou está em dúvida do uso, confira tudo sobre o assunto neste post:
- O que é o Wi-Fi direct?
- Como o Wi-Fi direct funciona?
- Qual a diferença entre Wi-Fi direct e Wi-Fi?
- Quando usar o Wi-Fi direct?
- Como usar o Wi-Fi direct?
- Como ativar o Wi-Fi direct?
- Cuidados ao usar o Wi-Fi direct
Vamos nessa?
O que é o Wi-Fi direct?
Wi-Fi direct é uma tecnologia que permite a comunicação entre dispositivos para troca de informações, mas sem precisar de acesso à internet.
O Wi-Fi direct funciona de maneira similar ao Bluetooth, mas com a vantagem de ser mais rápido e com maior alcance, já que os aparelhos não precisam ficar conectados a um roteador.
Com o Wi-Fi direct, os dispositivos podem se comunicar e transferir arquivos grandes, como fotos, vídeos e documentos.
Como o Wi-Fi direct funciona?
O funcionamento do Wi-Fi direct é bem simples, mas muito eficiente. Na prática, quando dois dispositivos com a tecnologia Wi-Fi direct estão próximos, um deles se torna o “servidor” e o outro, o “cliente”. O servidor é o responsável por estabelecer a conexão e garantir a transferência de dados para o cliente.
Isso acontece porque, ao ativar o Wi-Fi direct, o dispositivo cria uma rede sem fio própria, com um nome e senha, permitindo que outros dispositivos se conectem diretamente a ele.
Essa troca acontece porque o Wi-Fi direct usa ondas de rádio por meio de antenas, e não precisa ter um roteador para intermediar essa comunicação. Por isso a conexão é mais rápida e estável.
Qual a diferença entre Wi-Fi direct e Wi-Fi?
A principal diferença entre Wi-Fi direct e Wi-Fi está no modo de conexão e no objetivo de uso. Apesar de ambas as tecnologias utilizarem a mesma base de comunicação sem fio, elas têm finalidades distintas e funcionam de maneiras diferentes. Veja abaixo as principais diferenças entre elas:
Wi-Fi direct
- Conexão direta entre dispositivos, sem roteador;
- Usado para transferir arquivos, jogar e estabelecer conexões locais;
- É mais rápido que o Bluetooth, mas essa velocidade depende da qualidade da conexão entre dispositivos.
Wi-Fi
- Requer um roteador ou ponto de acesso;
- Indicado para acesso à internet;
- A velocidade da conexão depende da largura de banda da internet e do roteador.
Agora que você já sabe o que é o Wi-Fi direct e qual a diferença dele para o Wi-Fi tradicional, vamos explorar um pouco mais o assunto.
Quando usar o Wi-Fi direct?
O Wi-Fi direct tem utilidades que facilitam o dia a dia. Abaixo, separamos algumas situações em que essa tecnologia pode ser útil:
1 – Transferir arquivos grandes
Se você precisa transferir grandes volumes de dados, como vídeos ou pastas de documentos, prefira Wi-Fi direct, em vez de usar o Bluetooth.
O Wi-Fi direct oferece uma velocidade de transferência maior, o que reduz o tempo de espera.
2 – Compartilhar fotos e vídeos
O Wi-Fi direct também possibilita o compartilhamento de fotos, vídeos e músicas entre dispositivos.
3 – Jogar em multiplayers
Em jogos móveis, como Minecraft, Asphalt 8: Airborne e Fortnite, o Wi-Fi direct pode ser usado para criar uma rede local entre os dispositivos.
4 – Imprimir sem fios
Caso a sua impressora seja compatível com o Wi-Fi direct, você pode enviar um documento do seu celular ou notebook sem depender de um fio ou uma rede Wi-Fi.
5 – Espelhamento de tela
Você pode usar um smartphone para enviar imagens para uma smart TV utilizando a tecnologia Wi-Fi direct, que segue o protocolo Miracast para transmissão de vídeo sem fio.
6 – Conectar dispositivos
Existem algumas áreas em que, por diversos motivos, a cobertura de internet é limitada. O Wi-Fi direct permite a conexão de dispositivos próximos sem depender de uma rede Wi-Fi como usamos tradicionalmente.
Como usar o Wi-Fi direct?
Usar o Wi-Fi direct é fácil e a boa notícia é que a maioria dos smartphones, tablets, e outros dispositivos modernos já são compatíveis com essa tecnologia. Considerando que seu aparelho tem o Wi-Fi direct, a seguir, explicamos o passo a passo de como ativar e usar essa opção em diferentes tipos de dispositivos.
Como ativar o Wi-Fi direct no celular?
Para conectar dois dispositivos usando Wi-Fi direct, siga os passos abaixo:
1 – No smartphone, vá em “Configurações”, depois escolha a opção “Wi-Fi”. Agora, procure por “Wi-Fi direct”. Em alguns aparelhos, essa opção pode estar no menu de “Conexões” ou “Redes”. Ao ativá-la, seu dispositivo começará a procurar outros dispositivos compatíveis com Wi-Fi direct ao seu redor;
2 – No dispositivo que deseja conectar, faça o mesmo procedimento para ativar o Wi-Fi direct;
3 – Agora, aguarde até que os dispositivos sejam detectados na rede. Eles vão aparecer como “dispositivos P2P”;
4 – Depois de selecionar o dispositivo com o qual deseja se conectar, aguarde até que a conexão seja estabelecida;
5 – Pronto! Uma vez conectados, você pode transferir arquivos. Para isso, basta selecionar o arquivo desejado e escolher a opção de compartilhamento via Wi-Fi direct. No dispositivo de destino, o usuário verá uma notificação para aceitar ou rejeitar a transferência.
Use o Wi-Fi direct em impressoras
As impressoras mais modernas já oferecem suporte para Wi-Fi direct. Esse recurso é útil, pois permite imprimir documentos diretamente de seu smartphone ou computador sem a necessidade de uma rede Wi-Fi tradicional. O processo de configuração é bem semelhante ao de smartphones:
1 – Ative o Wi-Fi direct na impressora, geralmente isso envolve pressionar um botão ou ativar uma opção no painel de controle da impressora;
2 – Também ative o Wi-Fi direct no dispositivo que deseja usar, como o seu smartphone;
3 – Aguarde até que o celular encontre a impressora na lista de dispositivos. Em alguns casos será preciso digitar uma senha que os equipamentos se conectem;
4 – Selecione a impressora e comece a impressão sem fio;
5 – Aguarde até que o celular encontre a impressora na lista de dispositivos disponíveis. Em alguns casos, você precisará inserir a senha da impressora para se conectar;
6 – Com o Wi-Fi direct estabelecido, abra o arquivo que deseja imprimir;
7 – Selecione a opção de impressão e escolha a impressora na lista de dispositivos disponíveis. Antes de confirmar, você pode ajustar as configurações de impressão, como o tamanho do papel e a qualidade da impressão;
8 – Pronto, após concluir as configurações de impressão, pressione o botão de impressão para iniciar o processo.
Use o Wi-Fi direct em smart TVs
Para transmitir o conteúdo de um smartphone ou computador para uma TV, uma opção é usar o Wi-Fi direct. Confira, a seguir, os passos:
1 – Habilite o Wi-Fi direct na sua TV nas configurações de rede ou conexões sem fio;
2 – No seu dispositivo, acesse as configurações de Wi-Fi direct e procure a TV na lista de dispositivos;
3 – Selecione a TV e aceite a conexão. Pronto, agora, você pode enviar vídeos, fotos e outros conteúdos para a tela grande sem fios.
Pronto, viu como é fácil conectar o Wi-Fi direct?
Mas antes de terminar este post, vale a pena conferir o último tópico, pois saiba que é preciso ficar atento para ter uma experiência segura e eficiente com essa tecnologia.
Cuidados ao usar o Wi-Fi direct
1 – Segurança na conexão – é fundamental ter senhas fortes para proteger os dados transmitidos;
2 – Gerenciamento de conexões – ative a função do Wi-Fi direct somente quando for utilizá-la. Caso contrário, essa configuração pode consumir muita bateria, além de tornar o seu dispositivo vulnerável a conexões indesejadas;
3 – Limitação de alcance – a distância recomendada para uma boa conexão é de até 100 metros, mas isso pode variar dependendo do ambiente e das interferências.
Para finalizar, como vimos, o Wi-Fi direct é uma tecnologia que pode melhorar a forma como você compartilha e conecta dispositivos.
No entanto, ao aliar a função do Wi-Fi direct ao Wi-Fi tradicional, você pode otimizar ainda mais suas tarefas do dia a dia e contar, além da transferência offline, com os recursos online.
Para ter esse benefício, contrate um bom plano de internet para a sua casa.
Leia mais – 1 Giga de internet: quando contratar?
Gostou deste post? Compartilhe aquele amigo que você pretende testar o Wi-Fi direct.