O que o Steve Jobs fez e você precisa saber?

Conheça as grandes lições por trás desta mente brilhante

26/09/2023 10 min.

Uma pessoa apoiada na mesa segurando um iphone. Sobre o móvel, um notebook e uma xícara com café.

Se você tem um iPhone ou um computador da Apple, ou deseja ter, agradeça ao Steve Jobs.

Ele é uma das mentes mais cobiçadas do mundo e ficou conhecido por ser o cofundador de uma das maiores companhias tecnológicas, além de revolucionar a indústria de computadores e celulares.

Mas este é só um dos feitos desta personalidade.

Na verdade, Steve Jobs fez muito mais do que isso e você precisa saber!

Por isso, a seguir, separamos mais algumas curiosidades sobre ele, assim como indicações de livros que você não pode deixar de ler!

Vem conferir!

Como tudo começou

Steve Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955, na cidade de São Francisco, Califórnia.

Com pouco mais de 20 anos, ele e o amigo, Steve Wozniak, fundaram a Apple I na garagem da casa de Jobs. A empresa, no entanto, só se consolidou como uma das maiores do ramo da tecnologia, após o lançamento do Apple II – fase em que os computadores pessoais começaram a apresentar uma interface gráfica muito mais tecnológica aos consumidores. E desde então, ninguém mais resiste a eles, não é mesmo?

Curiosamente, a carreira de Jobs dentro da Apple teve uma pausa na década de 80, quando a diretoria decidiu afastá-lo do cargo.

Foi longe da empresa que Jobs fundou a Next e, em seguida, comprou a Pixar.

Enquanto isso, apesar das inovações, a Apple passou por um período conturbado nos anos 90, quase declarando falência – Imagine, só!

Jobs, então, retornou à companhia e decidiu fazer uma transformação no mercado. Eram lançados no mercado os primeiros iPods, iPhones e iPads, juntamente com a criação da iTunes Store — responsável por revolucionar as vendas de música online.

É, o legado de Steve Jobs realmente foi histórico!

Mas, em outubro de 2011, aos 56 anos, Steve Jobs faleceu vítima de um câncer pancreático. Após mais de uma década da sua morte, sua trajetória ainda surpreende e aguça a curiosidade de muitos.

Para saber mais sobre este inventor, empresário e magnata americano no setor da informática, confira as três dicas de livros sobre Steve Jobs, by Skeelo.

Livros sobre Steve Jobs

Com um fundo que indica capas de livros, em destaque temos duas obras. Na ordem: Steve Jobas, o homem que pensava diferente e A grande lição de Steve Jobs.

Steve Jobs para jovens: o homem que pensava diferente, de Karen Blumenthal | Editora Novo Século*

Em um discurso na Universidade de Stanford, na Califórnia, Steve Jobs nos deixou uma grande lição: “Seu tempo é limitado, então não perca tempo vivendo a vida de outra pessoa…”.

Desde o início, seu caminho não foi previsível: Steve Jobs foi entregue para adoção ao nascer, largou a faculdade ainda no primeiro semestre e, aos vinte anos, criou a Apple, na garagem de seus pais com seu amigo Steve Wozniak.

Rapidamente elevado ao topo da indústria, Jobs enfrentou todos os limites e cultivou o que virou a grande marca de sua genialidade – seu perfeccionismo e sua capacidade para inventar.

Logo após alcançar o sucesso, porém, Jobs foi despedido de sua própria empresa, acredite!

Sendo obrigado a recomeçar, ele atingiu um dos períodos de maior criatividade de sua vida. Com a Pixar, o IPod e o IPhone, Jobs revolucionou a indústria do cinema, da música e da telefonia.

Sempre em busca da disciplina do corpo e da mente, lutou contra o câncer por quase uma década. Legendário CEO, fez o mundo desejar cada coisa que ele tocou.

E o autor deste livro, Karen Blumenthal, conduzirá você ao universo dessa grande e complicada personalidade, enquanto explora a evolução dos computadores e da tecnologia.

Com informações de Editora Novo Século

A grande lição de Steve Jobs, de Maurício Sita | Literare Books*

Já imaginou poder conhecer o que estava por trás de uma das mentes mais brilhantes da humanidade?

A primeira indicação de livro deste post tem o objetivo de catalogar e te levar à análise e reflexão aquilo que o autor, o mestre em psicanálise clínica, Mauricio Sita, entende como as grandes lições de Steve Jobs.

A obra mostra os inúmeros feitos de Steve e como ele venceu as improbabilidades, driblou uma existência fadada ao fracasso e a normalidade, além de mostrar como nos inspirou à desobediência.

Sim, é isto mesmo, de acordo com o autor, Jobs questionava de forma profunda os porquês da obediência.

Em todos os capítulos deste livro, você poderá aprender mais sobre o brilho, a paixão e a energia de Steve, que sempre foram fontes de incontáveis inovações que enriqueceram e melhoraram a vida de vários indivíduos e milhares de empresas.

Com informações de Literare Books
Uma mesa com dois livros deitados e um em pé, este "Steve Jobs as verdadeiras lições de liderança". Ao fundo, do lado esquerdo, uma estande de livros e do lado direito a projeção de várias capas de livros.

Steve Jobs: as verdadeiras lições de liderança, de Walter Isaacson | Portfolio-Penguin*

Depois de publicar a biografia definitiva de Steve Jobs – que vendeu milhões de exemplares pelo mundo e já bateu a marca de 300 mil livros no Brasil -, Walter Isaacson perdeu a conta de quantas vezes teve de responder a perguntas sobre quais as verdadeiras lições de liderança deixadas pelo gênio da Apple.

Não é para menos: para escrever a biografia, Isaacson conviveu por meses com o reservado Jobs e teve livre acesso a seu misterioso escritório em Palo Alto, além de ter entrevistado mais de uma centena de seus amigos, parentes, concorrentes, adversários e colegas.

Em Steve Jobs: as verdadeiras lições de liderança, Isaacson revisita os momentos decisivos da trajetória do gênio para revelar a você de que forma a personalidade do fundador da Apple integrava o jeito como fazia negócios.

Nesse livro assertivo e fundamental, Walter Isaacson propõe, enfim, uma lista sucinta e reveladora das chaves de seu sucesso.

Com informações de Portfolio-Penguin

Gostou das indicações? Agora é só escolher qual será a sua próxima leitura no app do Skeelo.

*consulte a disponibilidade atualizada dos títulos no seu plano, ao acesso o app do Skeelo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR