“Ok, Google!”, “Alexa, que dia é hoje?”, “Siri, abra o WhatsApp!”. Essas são frases que você já deve ter ouvido alguém falar para o celular ou para as assistentes digitais.
As assistentes digitais, sejam do Google, da Amazon ou qualquer outro fabricante, estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Entretanto, poucas pessoas realmente sabem como as assistentes digitais funcionam e o quanto elas podem facilitar nossa rotina.
E que tal aprender agora mais detalhes dessa tecnologia que vem revolucionando a vida de muitas pessoas? Continue a leitura que vamos te contar tudo sobre o assunto!
O que é uma assistente digital?
A assistente digital é um programa ou um aplicativo que consegue entender a voz humana e realizar algumas tarefas simples que são ordenadas.
- “Alexa, que horas são?”
- “Google, vai chover hoje?”
- “Siri, quais filmes estão em cartaz no cinema?”
Esses são alguns exemplos de perguntas que podem ser respondidas tranquilamente pelas assistentes virtuais.
Isso só é possível por meio de uma técnica específica utilizada nestes programas e aplicativos: o Natural Language Processing (NLP) que, em tradução livre, significa Processamento de Linguagem Natural.
A primeira assistente virtual da história foi a Siri, divulgada para o público em 2011. Na época, a Apple foi considerada uma empresa revolucionária por criar um software que executasse tarefas no celular por comando de voz.
É a mesma coisa que um Chatbot?
As assistentes virtuais e os chatbots são tecnologias similares, mas estão longe de ter o mesmo significado.
Chatbot é um robô muito utilizado nos serviços de atendimento ao cliente. Ele vai interagir com o usuário no chat oferecendo uma série de opções, como envio de arquivos, direcionamento para atendentes, entre outras.
Já as assistentes virtuais respondem a um comando de voz e trazem ao usuário informações que sejam relevantes.
Como essa tecnologia funciona?
A assistente virtual consegue responder a um comando de voz, pois é constituída por um software capaz disso.
Essa ferramenta foi criada com base na Inteligência Artificial (I.A.) e em machine learning (um dos braços da I.A.). Com o passar do tempo, conforme a tecnologia evolui, mais ações as assistentes virtuais conseguem desempenhar.
Quais os tipos de assistente digital?
As assistentes digitais são classificadas conforme seus atributos e comportamentos.
Algumas das principais classificações são:
- Comportamento
As assistentes podem ser passivas, se apresentando somente quando o usuário pede algo, ou dinâmica, que funciona no momento que o usuário se torna ativo no sistema.
- Propósito
Uma assistente digital pode ter um propósito geral ou ser destinada a interações específicas com os usuários.
- Observação
Podendo ser proativa ou reativa, a assistente pode apenas se limitar à solicitação do usuário ou ir além e sugerir assuntos a mais, a partir do comportamento do cliente.
- Integração
Enquanto algumas assistentes estão ligadas a sistemas de informação, dando respostas mais completas e sempre atualizando seu sistema, outras não possuem tal ligação e acabam se limitando mais.
O que elas podem fazer?
Ter uma assistente virtual Alexa ou uma assistente virtual do Google pode trazer muitas vantagens, você sabia? Pois é… Foi-se o tempo em que você precisava abrir a agenda de papel para anotar um novo compromisso.
Hoje, a tecnologia faz isso por você.
Entre as principais funcionalidades das assistentes digitais estão:
- Abrir, inserir, excluir e alterar compromissos na agenda;
- Controlar dispositivos domésticos inteligentes;
- Mudar a música que está tocando;
- Enviar mensagens aos contatos;
- Buscar informações na internet;
- Fazer reserva em restaurantes;
- Informar a previsão do tempo;
- Ler as notificações do celular;
- Ler as notícias do dia;
- Realizar ligações;
- Abrir aplicativos;
- Criar lembretes;
- Ativar alarmes.
Leia também – Existe diferença entre casa conectada e casa inteligente?
Quais os benefícios de utilizar uma assistente digital?
O principal objetivo da assistente digital, seja do Google, da Amazon, da Microsoft ou da Apple, é facilitar a rotina. Com o auxílio dela, você consegue se informar com as principais notícias do dia, saber a previsão do tempo e consultar a sua agenda, enquanto prepara um café ou se veste para o trabalho.
Quais as principais assistentes digitais?
Existem atualmente quatro tipos de assistentes digitais mais conhecidas e utilizadas. São elas:
Alexa
A Alexa foi criada pela Amazon e começou a ser comercializada pela empresa em 2019.
Diferentemente da Siri e do Google Assistant, ela é um aparelho independente do celular e com múltiplas funcionalidades.
Siri
A Siri oferece facilidades para quem é usuário dos equipamentos Apple. Com ela, você consegue ler e responder e-mails, informar-se com as principais notícias do dia, fazer reserva em restaurantes e muito mais!
Google Assistant
O Google Assistant tem funções similares à Siri, porém neste caso voltado especificamente a usuários de aparelhos Android. Você pode aproveitar ainda mais a assistente virtual do Google e sincronizar os aparelhos de casa. Para isso, basta adquirir o Google Home e o Chromecast.
Microsoft Cortana
Cortana é o assistente virtual da Microsoft. Assim como os anteriores, possui diferentes funcionalidades, porém para aparelhos da marca.
Como vimos, cada assistente virtual tem suas particularidades. Por isso, o ideal é avaliar quais funções podem contribuir para a sua rotina antes de adquirir a sua.
E se você gosta de ficar conectado aos assuntos do mundo digital, saiba que aqui tem assunto novo toda semana.
Siga também a Desktop nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.