QR Code: saiba o que é e como ler o código

O QR Code pode conter muita informação útil e é fácil de ser usado

26/06/2024 11 min.

Se você já ouviu a frase “aponte o seu celular para ler o QR Code”, não perca este post.

O QR Code é aquele famoso quadradinho com desenhos em preto e branco que não dá para entender nada.

Mas , tem tanta gente querendo que você aponte o seu celular para ler esse código, porque ele pode ser muito útil no nosso dia a dia.

Para entender de vez o que é esse tal código e como ler um QR Code, confira:

E aí, vamos nessa?

O que é QR Code?

QR Code é a abreviação das palavras em inglês Quick Response Code, que significa Código de Resposta Rápida.

Na prática, ele é um tipo de código de barras bidimensional que pode conter diversas informações.

O QR Code se tornou tão popular porque, além de ser capaz de ter diversos conteúdos, ele é muito fácil de ser usado: basta apontar a câmera do celular com o software de leitura para ter acesso imediato às informações disponibilizadas.

Mas afinal, o que tanto um código QR pode ter?

Vem que a gente te explica!

Quais informações o QR Code pode ter?

Um QR Code pode armazenar URLs de sites, números de telefone, informações de rastreabilidade e até 4 mil caracteres de textos.

No dia a dia, podemos encontrar o QR Code nas seguintes situações:

  • Acessar um cardápio;
  • Baixar um aplicativo;
  • Enviar ou receber informações de pagamento;
  • Cadastrar dados de login para algum serviço;
  • Acessar a rede Wi-Fi;
  • Rastrear fabricantes ou compras;
  • Obter informações adicionais de um produto;
  • Fazer check-in em um evento ou show;
  • Ter acesso a resultado de exames;
  • Fazer transferência bancária;
  • Acessar ao mapa de um museu.

Viu só como o QR Code já está no nosso dia a dia?

Mas será que um único código pode fazer tudo isso?

Calma que não é bem assim.

Todo QR Code é igual?

A primeira impressão é que todo QR Code tem o mesmo formato e são iguais, mas se você parar e olhar com mais atenção, irá notar que existem diferentes formatos de código.

Apesar da versão original do código ter três localizadores distribuídos nos cantos inferior esquerdo, superior esquerdo e superior direito, é possível criar código em muitos outros formatos e estilos, até no tipo bem parecido com o código de barras que estamos acostumados a encontrar em embalagens nos supermercados.

Outro detalhe curioso é que apesar do QR Code ser na cor preta, ele pode ser criado em qualquer tom, desde que exista um contraste evidente entre as áreas claras e escuras, para não atrapalhar a leitura.

Se você está se perguntando como funciona um QR Code, confira a resposta abaixo.

Como funciona um QR Code?

Um QR Code funciona como um código de barras bidimensional que pode ser escaneado pelo seu próprio celular, caso ele tenha uma câmera e o software apropriado. Todo o processo se dá nesta sequência:

1 – Criação do QR Code: escolhe-se as informações que serão disponibilizadas e o modelo do código. Geralmente ele é disposto em um quadrado com módulos pretos ou coloridos.

2 – Codificação de dados: os dados são codificados dentro do padrão do QR Code usando números, alfabeto ou sequência binária. Aqui, a própria tecnologia dá conta de resolver.

3 – Compartilhamento do QR Code e correção de erros: ao disponibilizar o QR Code para leitura, o próprio software pode detectar e corrigir erros caso eles existam. Isso significa que é possível ler com precisão um código de QR Code que tenha pequenos rasgos ou que a imagem esteja bem suja.

4 – Leitura por dispositivos móveis: por falar em leitura, o usuário pode escanear o QR Code por um smartphone ou tablet, desde que tenha câmera e um app específico.

5 – Ações após a leitura: depois de escanear o QR Code, dependendo do conteúdo do código, o dispositivo pode realizar diferentes ações, como abrir um navegador da web com uma URL, adicionar um contato ao catálogo de endereços, enviar uma mensagem SMS, entre outras possibilidades.

O QR Code expira?

Dependendo do contexto em que o QR Code será usado, ele pode expirar sim. Geralmente isso acontece quando o QR Code é usado em:

Eventos: ingressos ou check-in de eventos via QR Code têm uma validade específica que coincide com a data e horário do show ou cerimônia. Após esse período ou a própria leitura do QR Code, o código expira;

Pagamento: quando você compra um item, geralmente pela internet, o sistema de pagamento gera um QR Code e você tem um tempo limitado para executar o pagamento. Caso não siga com o pagamento, a compra não é efetivada no sistema e você precisará gerar um novo código;

Ações de marketing: existem algumas promoções, que usam o QR Code para oferecer desconto ou informações exclusivas. Quando receber, fique atento, pois se demorar para acessar o código, o desconto pode expirar.

Agora que você já sabe quando o QR Code pode expirar, vamos entender como fazer a leitura do código.

Como ler um QR Code?

A maioria dos smartphones tem scanners de QR Code integrados. Isso significa que o seu celular pode fazer a leitura do código sem precisar instalar um aplicativo para isso.

Até alguns modelos de tablets, como o iPad da Apple, podem decodificar o código.

Então, para fazer a leitura do QR Code usando o seu dispositivo:

1 – Abra o aplicativo leitor de QR ou a câmera do seu smartphone. Na maioria dos celulares esse app de leitura fica na barra de status, localizada na parte superior da tela e é representada por um QR Code e o texto “Ler código QR”;

2 – Aponte a câmera do seu celular para o código QR. Independente do ângulo da leitura, você conseguirá acessar as informações;

3 – Assim que a câmera do aparelho ler o código, os dados aparecerão na sua tela ou você receberá uma mensagem do que deve fazer para seguir.

Viu só como é fácil ler um código QR?

Aproveite e compartilhe este post com seu amigo ou amiga.

Até a próxima!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR