Sem sinal de internet? Saiba o que fazer!

Confira as dicas da Desktop para restabelecer a sua conexão

19/07/2024 14 min.

A gente sabe como é ruim ficar sem sinal de internet e, para resolver o quanto antes este problema, separamos dicas importantes neste post.

Por isso, aqui você vai conferir:

O que significa estar sem sinal de internet?
Quais os principais motivos para um usuário ficar sem sinal?
Como saber se realmente estou sem sinal?
Quando cai o sinal de internet sempre é grave?
O jeito certo de reiniciar o modem
Por que reiniciar o modem resolve?
Quando acionar o provedor de internet?

Vamos nessa?

Para começar, vamos entender o que acontece quando alguém fica sem sinal de internet.

O que significa estar sem sinal de internet?

Estar sem sinal de internet significa que a conexão não está chegando até o seu dispositivo.

Na prática, você não conseguirá acessar um site, receber ou enviar e-mails, usar aplicativos que exigem conexão e nem usar as redes sociais.

Isso pode ocorrer por diversos motivos, como um rompimento de cabo na rede, até falhas no seu roteador. Mas, a seguir, a gente traz mais detalhes.

Quais os principais motivos para um usuário ficar sem sinal?

Existem várias razões responsáveis pela falta de conexão, sendo as cinco principais:

1 – Falhas no roteador Wi-Fi: o roteador pode apresentar problemas técnicos como a necessidade de reinicialização, configurações incorretas ou até mesmo interferências de outros dispositivos, conhecidos como inimigos do Wi-Fi;

2 – Problemas no cabo: cabos danificados ou mal conectados também interferem diretamente na qualidade da conexão à internet;

3 – Softwares desatualizados: Malware, vírus e softwares desatualizados impedem o funcionamento da máquina e a conexão da internet;

4 – Questões técnicas: interrupções no sinal também ocorrem devido a manutenções na rede, rompimento de cabos e problemas técnicos na infraestrutura do provedor de internet;

5 – Faturas em aberto: boletos em atraso podem levar a suspensão temporária do sinal, por isso, sempre verifique a data de vencimento da sua fatura e as formas de pagamento.

Saber o motivo da queda do sinal é o primeiro passo para resolver o problema. Mas, será que você realmente está sem conexão?

Como saber se a minha internet está sem sinal?

Existem algumas situações que indicam que o sinal da sua internet caiu. Então, fique atento a:

1 – Ícone de conexão

Todo dispositivo, seja computador, smartphone, tablet ou aparelho de TV, tem um símbolo que indica o status da conexão de internet.

No computador, por exemplo, o ícone fica no rodapé, na lateral direita. No celular, ele fica no topo, também na lateral direita.

Quando não há sinal, esse ícone pode mostrar um corte na diagonal, um ponto de exclamação ou um “X”. Então, para confirmar se você realmente está sem sinal, verifique o que diz o ícone do seu dispositivo;

2 – Mensagem de erro

Ao tentar acessar um site ou um aplicativo que precise de internet, na tela irá aparecer a mensagem “Sem conexão” ou “Erro ao carregar página”;

3 – Luzes apagadas no modem ou roteador

O modem ou roteador têm luzes que indicam o status da conexão à internet.

Em alguns aparelhos, o tom verde garante que está tudo certo com o sinal, mas a luz vermelho, apagada ou piscando de forma irregular é um alerta de problema na conexão;

4 – Navegação lenta

Uma internet lenta ou intermitente indica que a conexão está instável ou com problemas. Atenção, pois pode ser que o sinal caia de vez.

Identificado que você está sem sinal é preciso entender os motivos da falta de conexão.

Quando cai o sinal de internet sempre é grave?

Realmente é muito ruim ficar sem conexão, mas a boa notícia é que estar sem sinal nem sempre é um indicador de que algo grave aconteceu na sua rede.

A falta de conexão pode ser:

Problemas temporários: a queda de sinal pode ser consequência de uma interrupção no servidor de internet, uma falha no modem ou roteador;

Problemas locais: em algumas situações, a falta de sinal acontece em um dispositivo específico, por exemplo: só no seu celular. Neste caso, pode ter relação com a configuração de rede incorreta ou problema de hardware;

Casos mais graves: por fim, existem também os problemas mais graves. Eles estão relacionados à falha na infraestrutura da operadora de internet.

Isso pode acontecer, de forma pontual, por problemas de cabo, como o rompimento de uma rede por um acidente;

No geral, a falta de internet, em qualquer momento, pode ser frustrante e impactar nas nossas atividades, mas isso não significa que seja uma situação grave ou irreparável.

Por isso, agora vamos aprender o que fazer quando o sinal cair. Se você pensou em já ligar para a operadora, calma que nem sempre é preciso!

Reinicie o modem

Reiniciar o modem é a primeira ação que você deve fazer ao perceber que está sem sinal de internet.

Mas, não adianta ligar e desligar rapidinho. É preciso seguir um passo a passo.

O jeito certo de reiniciar o modem:

  1. Desligue o modem da tomada ou da fonte de energia;
  2. Aguarde pelo menos 30 segundos ou até 1 minuto. Para te ajudar a calcular o tempo exato, a dica é usar o cronômetro do seu celular;
  3. Agora, ligue novamente o modem à fonte de energia;
  4. Aguarde o modem reinicializar e reconectar à internet;
  5. Pronta, agora é só verificar se o seu dispositivo, seja ele computador ou celular, já reconheceu o sinal e usar a internet.

Você sabia que na maioria dos casos ao seguir o passo a passo acima o seu problema está resolvido?

Mas, se o problema persistir, a gente resolve. Só que antes é importante você saber uma coisa.

Por que reiniciar o modem resolve?

Para fazer sentido você reiniciar o modem quando estiver sem sinal, primeiro é preciso entender qual o papel do modem na sua conexão.

O modem é o dispositivo responsável por receber as informações do seu provedor de internet e transformá-las em um sinal de internet estável.

Agora, imagine que esse fluxo de informação acontece a todo momento, afinal, passamos a maior parte do dia conectados. Então, é normal que o modem precise de um tempo para reorganizar toda a informação e isso acontece quando você reinicia o equipamento.

Ao realizar esta ação, você ajuda o modem a:

Limpar erros temporários

Durante a comunicação com o erro, podem surgir erros temporários. Ao reiniciar o modem, você limpa esses erros e permite que ele se reconecta à rede da forma correta;

Recuperar conexões

Em caso de interrupções temporárias no serviço do provedor de internet, ao reiniciar o modem, você ajuda o aparelho a se reconectar e restaurar a conexão.

Apagar caches

Já falamos aqui no Blog sobre o cache no seu navegador de internet, mas, além dele, o cache também pode atrapalhar o funcionamento do modem. Ao reiniciar o equipamento, você melhora o desempenho da conexão e resolve o problema da falta de sinal.

Mas voltando ao problema, caso mesmo após reiniciar o modem o problema persistir, você deve acionar o suporte técnico do seu provedor de internet.

Quando acionar o provedor de internet?

Você pode acionar o seu provedor de internet sempre que precisar, mas a Desktop se preocupa em dar autonomia para os seus clientes, caso eles prefiram. Por isso, antes de ligar para o suporte técnico:

1 – Teste o sinal: reinicie o modem seguindo o passo a passo que explicamos acima e verifique se um ou mais dispositivos estão sem internet. Se apenas um aparelho estiver sem sinal, pode ser alguma questão técnica com o dispositivo;

2 – Ligue para a sua operadora: na Desktop o número de WhatsApp é o 19 3514-3100. O suporte técnico atende 24 horas por dia, de segunda a segunda-feira, no horário que você precisar.

Ao falar com a equipe técnica, relate o que aconteceu e siga as instruções cuidadosamente para resolver o quanto antes o problema.

A conexão voltou? Aproveite para ficar bem informado no Blog da Desktop. Tem conteúdo novo toda semana.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR