No mundo corporativo, as empresas estão cada vez mais procurando profissionais que, além das habilidades técnicas, possuam “soft skills”.
Essas competências estão relacionadas à inteligência emocional, comunicação e trabalho em equipe, e ajudam a manter o ambiente organizacional produtivo e colaborativo.
Para conhecer mais sobre as soft skills, neste post você vai conferir:
O que é soft skills
5 soft skills mais valorizadas
A diferença entre Hard Skills e Soft Skills
Como desenvolver Soft Skills
5 livros sobre o tema
Vamos começar?
O que é Soft Skills
Soft skills são habilidades de interação e comportamento que refletem no ambiente de trabalho.
As soft skills são valorizadas durante uma entrevista de emprego, já que por meio delas é possível entender se o candidato está alinhado com a cultura e objetivos da empresa.
Um profissional com soft skills desenvolvidas contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.
Entre as soft skills mais procuradas pelos recrutadores, podemos destacar cinco delas.
5 soft skills mais valorizadas
- Organização e gestão do tempo
- Comunicação eficiente
- Inteligência emocional
- Adaptabilidade
- Colaboração
A diferença entre hard skills e soft skills
Entre as habilidades, se você está se perguntando se soft skills é a mesma coisa que hard skills, saiba que não.
As hard skills são habilidades técnicas e específicas que geralmente exigem formação ou experiência prévia, além de ser mensurável e estar presente na parte prática das tarefas diárias.
Já as soft skills são mais subjetivas e ligadas a aspectos comportamentais, emocionais e até mesmo sociais, que preparam o indivíduo para enfrentar desafios e contribuem para uma organização saudável e positiva.
Para as soft skills, não há uma exigência de formação com certificado, porém desenvolvê-las é fundamental para se destacar no mercado.
Como desenvolver soft skills
O processo para ampliar as soft skills é constante e deve ser aprimorado no dia a dia. A seguir, conheça alguns caminhos para trilhar:
Autoconhecimento: busque entender seus pontos fortes e fracos para escolher quais habilidades priorizar. Nesse processo de autoanálise, é imprescindível ter a mente aberta para evoluir;
Feedbacks: solicite feedbacks regularmente para a sua liderança e seus pares.
Dessa forma, você terá um outro olhar a respeito dos pontos de melhorias e sobre
os seus avanços;
Acione os seus contatos: converse com pessoas que sabem se posicionar. Faça perguntas, peça dicas. Isso vale para os colegas que te deram os feedbacks também;
Fidelidade a sua personalidade: é importante, nesse processo, potencializar as
suas fortalezas e ser autêntico a sua essência, para realmente se desenvolver e não
se moldar;
Leia sobre o assunto: procure livros sobre o tema e aprenda com profissionais que já passaram pela mesma situação. Inclusive, você pode começar este tópico agora mesmo!
Para facilitar esta tarefa, o Skeelo, parceiro da Desktop, separou cinco sugestões de livros sobre habilidades comportamentais.
5 livros sobre soft skill
A seguir, confira indicações que vão te auxiliar na comunicação, na formação e na análise do ambiente corporativo.
1 – Power Skills, de Dafna Blaschkauer | Editora Gente
Vivemos em um cenário constante de inovação onde é preciso ter habilidades que vão além do conhecimento técnico para trilhar uma carreira de sucesso.
O que a universidade e os recrutadores não contam é que o profissional que se destaca é capaz de unir conhecimento e aptidões comportamentais, transformando essas habilidades em poderosas ferramentas de sucesso.
Em Power Skills, a primeira indicação do Skeelo, Dafna Blaschkauer, executiva do mercado corporativo internacional, apresenta os caminhos para o desenvolvimento de habilidades que, na verdade, já existem dentro de nós, mas precisam ser despertadas.
Uma vez compreendida a importância da combinação de hard skills e soft skills, o profissional estará preparado para transformar a sua trajetória.
*Com informações de Editora Gente
2 – Não existe gestão sem comunicação, de Daniel Costa | Editora Dublinense
A segunda indicação do Skeelo é um livro que traz uma conversa informal e bem descontraída a todos os profissionais envolvidos com gestão e comunicação – dos colaboradores até a diretoria.
Afinal, todos podem e devem participar dessas discussões porque, na prática, é por meio das pessoas que se qualificam os resultados das empresas.
Não existe gestão sem comunicação traz dados sobre atuação, comportamento, erros e acertos de organizações, líderes e liderados, e de como tudo isso afeta a gestão estratégica – começando pela motivação e pelo engajamento e chegando à mudança efetiva de indivíduos e organizações, a partir do endomarketing.
O livro traz como reflexão a pergunta: Você está pronto para mudar? Não esqueça: ou os líderes mudam ou mudam os líderes.
*Com informações de Editora Dublinense
3 – Conversas (nem) tão difíceis no trabalho, de Paula Borin | Editora Pormenor
A terceira indicação do Skeelo mostra que existem formas de falar que deixam as conversas profissionais mais fáceis e leves.
Com esta obra, saiba como pedir um aumento, como colocar limites e dizer não, e como interagir com pessoas consideradas difíceis.
Este livro esclarece dúvidas e apazigua o medo que todo funcionário tem de se envolver em conversas consideradas “difíceis” demais.
*Com informações de Editora Pormenor
4 – Mediação de conflitos, de Jorge Miklos e Sophia Miklos | Editora Saraiva
Na tentativa de contribuir para a compreensão do conflito e de suas possibilidades de mediação, este livro é um mapa para auxiliar o leitor durante o caminho de tornar-se um mediador de conflito.
A obra traz como proposta uma compreensão ampla sobre o tema, partindo da história da mediação, além de mostrar que o conflito é parte integrante da vida humana e negá-lo seria negar a própria vida.
Inclusive, para muitos estudiosos, o conflito é necessário para que ocorra a evolução social.
No livro, são apresentados ainda, os principais modelos de mediação, os princípios e os valores da mediação, o papel do mediador, as técnicas de mediação e a formação do mediador.
O leitor encontrará também uma abordagem do conflito na perspectiva da Teoria da Complexidade, de Edgar Morin, e saberá identificar as diferenças entre mediação, negociação e conciliação.
Ao final do livro, encontra-se uma proposta de como se utilizar a Comunicação Não Violenta (CNV) na mediação de conflitos. Uma leitura essencial para quem quer ter uma nova perspectiva para o conflito, sabendo como transformá-lo em uma oportunidade de crescimento pessoal.
*Com informações de EditoraSaraiva
5 – Desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho, de Luciano Carvalho Cardoso | Editora Saraiva
A era das incertezas trouxe novos desafios para os profissionais de todas as áreas.
Com mercados emergentes, setores desaparecendo, substituição tecnológica de funções inteiras, como garantir a empregabilidade? Diante desse cenário, estabelecer uma carreira profissional sólida exige um novo perfil profissional.
Por isso, a quinta e última indicação do Skeelo traz um conjunto de ferramentas que ajudam a interpretar as demandas e necessidades emergentes dos setores produtivos e, a partir daí, desenvolver competências que permitam flexibilizar, adaptar e requalificar as habilidades e os conhecimentos que possuímos ou que precisamos desenvolver.
*Com informações de EditoraSaraiva
Gostou das dicas do Skeelo?
Que tal começar a desenvolver soft skills ainda hoje?
Baixe o app, versão Android ou iOS, e escolha a sua próxima leitura.
E vale lembrar que todos os clientes da Desktop têm acesso grátis ao aplicativo.