Soft Skills para impulsionar a carreira

Conheça e saiba como desenvolver as principais habilidades comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho

26/04/2024 13 min.

Na imagem, um homem e uma mulher trabalhando juntos em um notebook.

No mundo corporativo, as empresas estão cada vez mais procurando profissionais que, além das habilidades técnicas, possuam “soft skills”.

Essas competências estão relacionadas à inteligência emocional, comunicação e trabalho em equipe, e ajudam a manter o ambiente organizacional produtivo e colaborativo.

Para conhecer mais sobre as soft skills, neste post você vai conferir:

O que é soft skills
5 soft skills mais valorizadas
A diferença entre Hard Skills e Soft Skills
Como desenvolver Soft Skills
5 livros sobre o tema

Vamos começar?

O que é Soft Skills

Soft skills são habilidades de interação e comportamento que refletem no ambiente de trabalho.

As soft skills são valorizadas durante uma entrevista de emprego, já que por meio delas é possível entender se o candidato está alinhado com a cultura e objetivos da empresa.

Um profissional com soft skills desenvolvidas contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.

Entre as soft skills mais procuradas pelos recrutadores, podemos destacar cinco delas.

5 soft skills mais valorizadas

  1. Organização e gestão do tempo
  2. Comunicação eficiente
  3. Inteligência emocional
  4. Adaptabilidade
  5. Colaboração

A diferença entre hard skills e soft skills

Entre as habilidades, se você está se perguntando se soft skills é a mesma coisa que hard skills, saiba que não.

As hard skills são habilidades técnicas e específicas que geralmente exigem formação ou experiência prévia, além de ser mensurável e estar presente na parte prática das tarefas diárias.

Já as soft skills são mais subjetivas e ligadas a aspectos comportamentais, emocionais e até mesmo sociais, que preparam o indivíduo para enfrentar desafios e contribuem para uma organização saudável e positiva.

Para as soft skills, não há uma exigência de formação com certificado, porém desenvolvê-las é fundamental para se destacar no mercado.

Como desenvolver soft skills

O processo para ampliar as soft skills é constante e deve ser aprimorado no dia a dia. A seguir, conheça alguns caminhos para trilhar:

Autoconhecimento: busque entender seus pontos fortes e fracos para escolher quais habilidades priorizar. Nesse processo de autoanálise, é imprescindível ter a mente aberta para evoluir;

Feedbacks: solicite feedbacks regularmente para a sua liderança e seus pares.
Dessa forma, você terá um outro olhar a respeito dos pontos de melhorias e sobre
os seus avanços;

Acione os seus contatos: converse com pessoas que sabem se posicionar. Faça perguntas, peça dicas. Isso vale para os colegas que te deram os feedbacks também;

Fidelidade a sua personalidade: é importante, nesse processo, potencializar as
suas fortalezas e ser autêntico a sua essência, para realmente se desenvolver e não
se moldar;

Leia sobre o assunto: procure livros sobre o tema e aprenda com profissionais que já passaram pela mesma situação. Inclusive, você pode começar este tópico agora mesmo!

Para facilitar esta tarefa, o Skeelo, parceiro da Desktop, separou cinco sugestões de livros sobre habilidades comportamentais.

5 livros sobre soft skill

A seguir, confira indicações que vão te auxiliar na comunicação, na formação e na análise do ambiente corporativo.

1 – Power Skills, de Dafna Blaschkauer | Editora Gente

Vivemos em um cenário constante de inovação onde é preciso ter habilidades que vão além do conhecimento técnico para trilhar uma carreira de sucesso.

O que a universidade e os recrutadores não contam é que o profissional que se destaca é capaz de unir conhecimento e aptidões comportamentais, transformando essas habilidades em poderosas ferramentas de sucesso.

Em Power Skills, a primeira indicação do Skeelo, Dafna Blaschkauer, executiva do mercado corporativo internacional, apresenta os caminhos para o desenvolvimento de habilidades que, na verdade, já existem dentro de nós, mas precisam ser despertadas.

Uma vez compreendida a importância da combinação de hard skills e soft skills, o profissional estará preparado para transformar a sua trajetória.

*Com informações de Editora Gente

2 – Não existe gestão sem comunicação, de Daniel Costa | Editora Dublinense

A segunda indicação do Skeelo é um livro que traz uma conversa informal e bem descontraída a todos os profissionais envolvidos com gestão e comunicação – dos colaboradores até a diretoria.

Afinal, todos podem e devem participar dessas discussões porque, na prática, é por meio das pessoas que se qualificam os resultados das empresas.

Não existe gestão sem comunicação traz dados sobre atuação, comportamento, erros e acertos de organizações, líderes e liderados, e de como tudo isso afeta a gestão estratégica – começando pela motivação e pelo engajamento e chegando à mudança efetiva de indivíduos e organizações, a partir do endomarketing.

O livro traz como reflexão a pergunta: Você está pronto para mudar? Não esqueça: ou os líderes mudam ou mudam os líderes.

*Com informações de Editora Dublinense

3 – Conversas (nem) tão difíceis no trabalho, de Paula Borin | Editora Pormenor

A terceira indicação do Skeelo mostra que existem formas de falar que deixam as conversas profissionais mais fáceis e leves.

Com esta obra, saiba como pedir um aumento, como colocar limites e dizer não, e como interagir com pessoas consideradas difíceis.

Este livro esclarece dúvidas e apazigua o medo que todo funcionário tem de se envolver em conversas consideradas “difíceis” demais.

*Com informações de Editora Pormenor

4 – Mediação de conflitos, de Jorge Miklos e Sophia Miklos | Editora Saraiva

Na tentativa de contribuir para a compreensão do conflito e de suas possibilidades de mediação, este livro é um mapa para auxiliar o leitor durante o caminho de tornar-se um mediador de conflito.

A obra traz como proposta uma compreensão ampla sobre o tema, partindo da história da mediação, além de mostrar que o conflito é parte integrante da vida humana e negá-lo seria negar a própria vida.

Inclusive, para muitos estudiosos, o conflito é necessário para que ocorra a evolução social.

No livro, são apresentados ainda, os principais modelos de mediação, os princípios e os valores da mediação, o papel do mediador, as técnicas de mediação e a formação do mediador.

O leitor encontrará também uma abordagem do conflito na perspectiva da Teoria da Complexidade, de Edgar Morin, e saberá identificar as diferenças entre mediação, negociação e conciliação.

Ao final do livro, encontra-se uma proposta de como se utilizar a Comunicação Não Violenta (CNV) na mediação de conflitos. Uma leitura essencial para quem quer ter uma nova perspectiva para o conflito, sabendo como transformá-lo em uma oportunidade de crescimento pessoal.

*Com informações de EditoraSaraiva

5 – Desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho, de Luciano Carvalho Cardoso | Editora Saraiva

A era das incertezas trouxe novos desafios para os profissionais de todas as áreas.

Com mercados emergentes, setores desaparecendo, substituição tecnológica de funções inteiras, como garantir a empregabilidade? Diante desse cenário, estabelecer uma carreira profissional sólida exige um novo perfil profissional.

Por isso, a quinta e última indicação do Skeelo traz um conjunto de ferramentas que ajudam a interpretar as demandas e necessidades emergentes dos setores produtivos e, a partir daí, desenvolver competências que permitam flexibilizar, adaptar e requalificar as habilidades e os conhecimentos que possuímos ou que precisamos desenvolver.

*Com informações de EditoraSaraiva

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